Clima: Terça-feira gelada no Brasil

Publicado em 24/05/2016 07:04

A frente fria que provocou chuvas nesses últimos dias já se encontra entre o Espírito Santo e a Bahia, onde provoca chuvas em várias localidades das regiões norte do Espírito Santo, sul da Bahia e também em toda a faixa litorânea do Nordeste. Além de que áreas de instabilidade também irão provocar pancadas de chuvas no interior do Nordeste nessa terça-feira. Em todo o restante do Brasil a terça-feira será de tempo aberto, sem previsões para chuvas e muito frio. Uma massa de ar polar ganha forças e avança por toda a região centro-sul e oeste do Brasil, onde faz com que as temperaturas despenquem nessa madrugada. Até o momento, não há indicativos de formação de geadas, mas em muitos municípios gaúchos, catarinenses e também do Paraná os termômetros as 5h00 estavam marcando valores abaixo dos 4°C. Com isso, poderemos ouvir relatos ao longo dessa manhã de formações de geadas em algumas microrregiões. Mas não há indícios de que venham a ocorrer danos às lavouras de inverno e muito menos ao milho, café ou mesmo cana de açúcar. Apenas teremos, provavelmente um dos dias mais frio do ano, até o momento, em vários municípios do Sudeste e do Centro-oeste.   

E a semana será marcada pelo tempo firme e muito frio, já que essa massa de ar polar deverá se manter até o final da semana, quando uma nova frente fria irá avançar sobre o Sul e Sudeste e provocar novas chuvas, muito semelhantes as que ocorreram nesses últimos dias. Porém, deverão ser em menor volume. E pra variar, após a passagem dessa frente, uma nova massa de ar polar irá vir de carona e a próxima semana será de tempo aberto e, novamente, fria.

Assim, o plantio e desenvolvimento das lavouras de inverno, como trigo estarão sendo beneficiados, bem como lavouras de milho safrinha. Mas tais chuvas não estarão revertendo as perdas no milho, apenas paralisando-as. Como essas chuvas não irão ocorrer em todas as lavouras de milho cultivas no Brasil, ainda as perdas tende a se elevarem nessas próximas semanas. Para os trabalhos de colheita do café e da cana de açúcar as condições se manterão favoráveis ao longo dessa semana, mas ocorrerá novas paralisações no final da semana, devido às chuvas. Mas isso não deverá trazer danos à cultura.  Porém, produtores de café do norte do Paraná e do sul de São Paulo já se preocupam, uma vez que as chuvas estão regulares e até mesmo em bons volumes. Sendo que poderá afetar/prejudicar a qualidade dos grãos.  

Alerta Agroclimático - 24 maio 2016

Alerta Agroclimático - 24 maio 2016  b

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário