Clima: Semana termina com muita chuva sobre o Sul e Sudeste

Publicado em 27/05/2016 07:00 e atualizado em 27/05/2016 08:04
342 exibições

O sistema de baixa pressão que está sobre a região Sul manterá o tempo fechado e chuvoso em grande parte do Paraná, Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul nessa sexta-feira. Há previsão de chuvas também para São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraguai. Tempo aberto nessa sexta-feira sobre a metade sul do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e em todo o Matopiba. Porém, amanhã (sábado) esse sistema deverá espalhar mais as nuvens e desse modo, não estão descartadas a possibilidade de que venham ocorrer chuvas também no sul de Goiás e do Mato Grosso do Sul, além do triângulo mineiro.

Com isso, os trabalhos de plantio do trigo e colheita do milho safrinha no Paraná e no Mato Grosso do Sul poderão ser atrapalhados, mas nada que venha causar danos à essas culturas. Mas como essas chuvas no Paraná e no sul de São Paulo estão frequentes dessa última quinzena de maio, lavouras de café começam a sentir esse aumento da umidade e, desse modo, já existem grãos afetados, depreciando a sua qualidade. Tais perdas ainda são muito pontuais, mas como há previsão de mais chuvas para essas próximas semanas sobre essas localidades produtoras, poderão vir a ocorrer um aumento dos percentuais de perdas de qualidade.

Agora pro milho safrinha, a boa notícia, se é que se pode comemorar, é que estão sendo previstas mais chuvas para as áreas produtoras de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e de Minas Gerais para o final da próxima semana, ou seja, nos primeiros dias de junho. Os volumes não serão grandes, mas poderão facilmente beneficiar lavouras que ainda se encontram em fase de granação. Mas por outro lado, essas mesmas chuvas irão prejudicar o andamento da colheita do café e da cana de açúcar. Podendo até mesmo, em algumas localidades causar danos a qualidade.

Além das chuvas do final da semana que vem, há uma previsão e essa deverá ser bem monitorada, da entrada de uma massa de ar polar de forte intensidade que deverá atingir o Paraná e parte de São Paulo entre o final da próxima semana e todo o primeiro final de semana de junho. Se caso se confirme essa previsão, há grande possibilidade de que venham a ocorrer formações de geadas em áreas de milho safrinha, café e de cana de açúcar. Ainda é muito cedo, para tal diagnostico, mas é fato que essa massa de ar polar irá levar ao declínio bastante acentuado das temperaturas mínimas. Só como exemplo, os modelos de previsão dessa sexta-feira dia 27/05 estão prevendo temperaturas de 2°C para a madrugada do dia 04/06 em Cascavel-PR, 1°C para Ponta Grosso-PR, 5°C para Naviraí-MS e 4°C para Botucatu-SP. Lógico, que essa previsão poderá mudar ao longo da semana que vem.

Alerta Agroclimático - 27 de maio de 2016

Alerta Agroclimático - 27 de maio de 2016 b

 

Tags:
Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte: Marco Antônio dos Santos

Nenhum comentário