ES: Rio Bonito seca e agrava crise da água na Grande Vitória

Publicado em 21/09/2016 13:30
89 exibições

A chuva fraca que chegou ao Espírito Santo não foi suficiente para encher os rios, recuperar nascentes e a represa do Rio Bonito. Com o volume abaixo do nível crítico na barragem, vai ser preciso fazer racionamento de água na Grande Vitória.

A barragem de Rio Bonito, onde é represada a água do Rio Santa Maria da Vitória -  que era usada para geração de energia - agora está sendo usada prioritariamente para o abastecimento humano. Mesmo assim, o cenário encontrado na barragem é desanimador. Alguns pontos estão completamente secos.

A água ocupa apenas 5% de toda o espaço e diminuiu 2% no volume em apenas um mês. No ponto onde a Companhia Espírito Santense de Saneamento faz a captação no Rio Bonito, naSerra, o volume é de 2,2 mil litros por segundo. A média esperada para esse período seria de 7,5 mil litros por segundo.

O diretor de engenharia e meio ambiente da Cesan Amadeu Wetler explicou que: “O que aconteceu foi que a vazão do rio reduziu mais do que o consumo doméstico”.

Racionamento
Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) do Espírito Santo autorizou o plano de contingência que prevê o racionamento de água na Grande Vitória, elaborado pela Cesan e entregue nesta segunda-feira (19). A medida já começa às 12h desta quinta-feira (22).

Essa é a primeira vez, na história do Espírito Santo, que a Grande Vitória passa por racionamento de água.

Confira a notícia na íntegra no site do G1 ES

Fonte: G1 ES

Nenhum comentário