Meteorologia prevê chuva por pelo menos mais cinco dias no Tocantins

Publicado em 29/09/2016 08:31

A chuva que amenizou o calor no Tocantins nos últimos dias pode durar mais cinco ou oito dias, segundo o meteorologista e professor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral Junior. Apesar da previsão, o especialista lembra que ainda não estamos no período chuvoso.

De acordo com Cabral, é comum a ocorrência de pancadas de chuva em setembro, caracterizado como o mês de transição entre as estações de estiagem e chuvoso no estado. “Neste mês o começo das chuvas é normal, contudo os eventos dos últimos quatro dias estão associados ao fenômeno atmosférico transitório, que é característico do nosso clima e se trata de um evento precoce."

Ele explica que a chuva acontece por causa de um fenômeno atmosférico denominado Zona de Convergência, que traz umidade da região amazônica para costa brasileira, que passa sobre o estado tocantinense.

Segundo a universidade, o período chuvoso começa na primeira quinzena de outubro. A atualização do cálculo matemático do sistema do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Unitins é feita a cada 24 horas. As previsões podem ser feitas até sete dias de antecedência para cada município do Tocantins.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - TO.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário