Castigada pela seca, São Félix do Araguaia pode ter situação emergência decretada

Publicado em 04/10/2016 07:54

Seis assentamentos em São Félix do Araguaia (1.159 km de Cuiabá), localizados na zona rural, estão sem água potável. A estiagem provocada pelo fenômeno El Niño é o principal fator para uma situação de emergência ser decretada no município, que também sofre com o aumento das queimadas.

A seca em São Félix do Araguaia foi constatada durante visita técnica de uma equipe da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, ligada a Secretaria de Estado de Cidades (Secid).

Hoje, em Mato Grosso ao menos 26 municípios encontram-se com situação de emergência decretadas, sendo três (Água Boa, Cláudia e Querência) com reconhecimento por parte do Governo Federal, como o Agro Olhar já comentou.

O déficit pluviométrico no Estado foi provocado pela presença do fenômeno El Niño entre 2015 e o primeiro semestre de 2016, praticamente.

Em Mato Grosso, a quebra na soja foi de aproximadamente 1 milhão de toneladas e estima-se que cerca de R$ 1 bilhão tenham deixado de circular no Estado. Na cultura de milho o resultado foi 7,2 milhões de toneladas a menos que colhido na safra 2014/2015, o que levou a aproximadamente R$ 2,470 bilhões deixarem de circular.

Leia a notícia na íntegra no site Olhar Direto

Fonte: Olhar Direto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas
Frente causará chuva forte nas áreas de enchente da Grande Porto Alegre
Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil