Defesa Civil confirma passagem de 'tsunami meteorológico' em SC

Publicado em 17/10/2016 11:09

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que o fenômeno que atingiu Balneário Rincão, no Litoral Sul, foi um "tsunami meteorológico". O fenômemo ocorre quando uma quantidade de nuvens carregadas e fortes ventos avançam rapidamente sobre o mar e formam uma grande onda que chega até a praia. Já o tsunami ou maremoto, como o que atingiu o Japão em 2011, ocorre com o deslocamento de uma grande massa de água, geralmente provocado por um abalo sísmico.

Pouco antes das 17h de domingo (16), uma grande onda se formou e atingiu carros e pessoas que estavam na praia da Barra do Torneiro. 

Segundo o sargento Cláudio Marcos, ninguém se feriu e as pessoas foram retiradas do mar antes da chegada dos bombeiros.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - SC.

G1: Defesa Civil de Tubarão confirma morte de criança por causa da chuva

A coordenadora da Defesa Civil de Tubarão, Elna Fátima Pires, confirmou a morte de uma criança na tarde deste domingo em decorrência das chuvas e vendavais que atingiram o Sul catarinense. A menina de 7 anos estava em um carro atingido por duas árvores no bairro São João.

Bombeiros retiraram o corpo da criança, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), segundo Elna. O pai da criança foi hospitalizado em estado de choque. Também há informações de pelo menos três pessoas desaparecidas na cidade, mas a coordenadora não soube precisar os locais.

Coordenadores regionais e o secretário de Estado, Rodrigo Moratelli foram deslocados para a região. "O município está totalmente arrasado. 90% das casas vulneráveis foram destelhadas", afirmou a coordenadora. Segundo ela, todos os bairros de Tubarão foram atingidos.

Segundo ela, não é possível afirmar quantas pessoas estão fora de suas casas, mas todas estão indo para casa de familiares, por enquanto. Lonas estão sendo distribuídas. "Há uma força-tarefa para uma resposta imediata", disse a coordenadora.

O cinegrafista da RBS TV Gabriel Felipe estava retornando de carro com o irmão para Tubarão quando foi surpreendido pelo temporal . Eles precisaram parar o carro sob a Ponte de Laguna. "Tivemos que parar ali porque parecia que o vento ia virar o carro", contou. Na mesma ponte, um caminhão tombou durante a tempestade.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - SC.

 

Na Folha: Vendaval atinge 20 cidades e deixa criança morta em Santa Catarina

Uma chuva acompanhada de fortes ventos neste domingo (16) deixou uma criança morta, provocou queda de árvores e destelhou casas em ao menos 20 cidades de Santa Catarina.

Uma das cidades mais afetadas pelo fenômeno climático foi Tubarão. Uma criança de sete anos morreu após uma árvore cair sobre o carro em que estava.

Dois homens que estavam em um pequeno barco no rio Tubarão estavam desaparecidos, na noite de domingo. Os ventos fortes também destelharam casas, danificaram galpões e deixaram 70% da cidade sem luz, de acordo com a Defesa Civil.

Leia a reportagem completa no site da Folha

 

Veja no vídeo enviado por um internauta do site Notícias Agrícolas, a força das chuvas registradas em Capivari de Baixo-SC

Fonte: G1 - SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio