Chuva no Sul eleva a umidade no solo

Publicado em 28/11/2016 12:37

O avanço de uma frente fria pela Sul do Brasil nesta segunda-feira (28), irá deixar o tempo bastante instável e com possibilidades para ocorrências de pancadas de chuvas em diversas localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Sendo que os maiores volumes deverão ser observados sobre os Estados da Região Sul, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul.

De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio Santos, a chuva deste início de semana vai contribuir para elevar os níveis de umidade do solo e garante melhores condições ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que a ausência de chuvas regulares nas últimas semanas vem causando algumas perdas pontuais de produtividade. O sul do Mato Grosso do Sul é a região com maior percentual de lavouras com estresse hídrico.

Na faixa norte do Brasil, a previsão é de tempo firme e sem possibilidades para ocorrências de chuvas generalizadas e em bons volumes. Ou seja, a semana começará com tempo aberto e sem chuvas em toda a metade norte do Mato Grosso, sul e leste do Pará e no Maranhão, Tocantins, Piauí e Brasília.

Durante a semana estão sendo previstas novas chuvas sobre as áreas produtoras do Sudeste, Centro-oeste e do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Pará e Rondônia.

A semana que começa com tempo aberto e forte calor na metade norte do Brasil irá terminar com a presença de chuvas. No Sul, que iniciou a semana com o tempo instável termina com tempo mais aberto e sem previsões para chuvas generalizadas. Assim, as condições ao desenvolvimento das lavouras se manterão favoráveis em praticamente todas as regiões do Brasil.

Fonte: Agroclima

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul