El Niño será fraco no segundo semestre, alerta Somar Meteorologia

Publicado em 08/05/2017 07:53

Com o término do La Niña, que é o resfriamento das águas do Pacífico equatorial, o que se vivencia agora é um período de transição. De acordo com a Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) e o Instituto Internacional de Pesquisas (IRI, na sigla em inglês), da Universidade de Colúmbia, a atmosfera se mantém em neutralidade climática e deverá continuar assim até o fim do primeiro semestre de 2017, embora a temperatura do Oceano Pacífico equatorial permaneça mais elevada do que o normal.

Além disso, a maior parte das simulações meteorológicas mantém o aquecimento sobre o Pacífico equatorial central com cenário de configuração de El Niño no segundo semestre de 2017. Apesar disso, não há expectativa de um fenômeno de forte intensidade como o que aconteceu entre 2015 e 2016.

“Aliás, ao mesmo tempo em que o Pacífico central vai esquentar, a simulação da NOAA indica que o Pacífico leste ficará menos quente, gerando um fenômeno El Niño Modoki, ou seja, um aquecimento diferenciado de menor intensidade na área leste do oceano”, explica Celso Oliveira, meteorologista da Somar Meteorologia.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário