No Corn Belt, atenção às condições do verão e ao desenvolvimento da soja e do milho

Publicado em 31/05/2017 14:15

O plantio do milho está praticamente concluído nos Estados Unidos - em 91% da área até o último domingo (28) - e em 67% no caso da soja, as atenções do mercado agora se dividem entre a conclusão da semeadura da oleaginosa e o desenvolvimento das lavouras do cereal. No último boletim semanal de acompanhamento de safras, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou que 65% das plantações de milho estão em boas ou excelentes condições. 

"A janela para o plantio do milho está terminando, mas a expectativa é que nessa semana as atividades em campo acelerem devido ao predomínio de tempo seco para as áreas produtoras", explicam os analistas de mercado da Labhoro Corretora. 

Para isso, as previsões climáticas daqui em diante já começam a indicar como deverá ser o verão nos Estados Unidos, e o NOAA - o serviço oficial de clima do governo norte-americano - já tem suas previsões atualizadas para os meses de junho, julho e agosto. 

Segundo especialistas internacionais, depois de uma das primaveras mais úmidas desde os primeiros registros do NOAA, em 1895, os produtores norte-americanos esperam agora que o verão traga condições que possam dar um alívio aos locais onde ainda há campos alagados. 

Temperaturas

Entre junho e julho, segundo a agência, as temperaturas no Meio-Oeste americano deverão ficar em linha com as registradas no verão passado, e dentro da média para esta época do ano. Acima do normal deverão ser registradas somente na no Sudoeste e Costa Leste dos EUA. 

Previsões de temperaturas para junho nos EUA - Fonte: NOAA

Ao se observar a previsão extendida, no período de junho a agosto, as previsões já começam a mostrar alguma alteração. Em agosto, os níveis deverão ser mais elevados no Meio-Oeste. Boa parte do leste da região e das Grandes Planícies devem contar com um calor acima da média nos meses de verão. 

Previsões de temperaturas para junho, julho e agosto nos EUA - Fonte: NOAA

No entanto, o meteorologista do NOAA, Stephen Baxter, explica ainda que apesar dessa previsão mostrar temperaturas acima da média para a época, serão mais leves do que as do ano passado, neste mesmo período em grande parte dos EUA. "Embora pareça uma previsão de tempo muito quente, é mais amena do que a de 2016", diz. 

Chuvas

Entre as chuvas esperadas para junho, os volumes também começam a apresentar alguma "normalidade", o que também vem sendo esperado com ansiedade pelos produtores. Entre o próximo mês e julho, ainda segundo o NOAA, as precipitaçõe deverão ficar dentro da média, com ocorrências de volumes acima do normal apenas no oeste das Grandes Planícies e no norte das Montanhas Rochosas. 

Previsões de chuvas para junho nos EUA - Fonte: NOAA

Durante todo o verão, porém, alguns estados ainda poderiam apresentar, de acordo com as previsões extendidas, chuvas ligeiramente acima da média para o verão no Meio-Oeste. 

Previsões de chuvas para junho, julho e agosto nos EUA - Fonte: NOAA

Apesar dessa possibilidade de mais chuvas, os meteorologistas não acreditam que a região terá muitos problemas com inundações. E durante os estágios de desenvolvimento, esses cenários são ainda menos prováveis. 

Monitor da Seca

Apesar de causar alguns transtornos, o excesso de umidade durante a primavera permitiu que, segundo informações do Drought Monitor, algumas áreas que vinham sofrendo com a seca receberam um período de alívio e a retomada de condições normais. 

De acordo com a ferramenta, apenas 5,6% do país mostra sinais de estiagem, contra 8,6% do final de março. À medida em que se aproxima o verão, o que o monitor indica são condições maiores de seca somente na região Sudoeste norte-americana, ao menos por enquanto. 

Previsões de curto prazo

"As previsões climáticas para quase todo o território norte-americano trazem
uma melhora prevista para o mês de junho. Com índices pluviométricos regulares e eventos intermitentes, as chuvas não trazem nenhuma ameaça generalizada para o desenvolvimento da safra de soja e milho estadunidense, nos primeiros 15 dias do mês. As temperaturas continuam sendo um ponto de observação para os produtores do Cinturão Agrícola, que se preocupam com a desaceleração do metabolismo da planta devido às temperaturas abaixo da média projetadas para o mesmo período", informa a AgResource Brasil em seu reporte diário. 

Ainda segundo as informações apuradas pela Labhoro, os modelos climáticos europeu e norte-americano começam a se alinhar nas previsões trazidas para os próximos cinco dias. Porém, " divergem a partir daí, com o modelo europeu indicando condições mais quentes e secas que o americano. Para os próximos 10 dias, o modelo europeu trabalha com chuvas acumuladas de no máximo 45 mm para grande parte das áreas produtoras, com os maiores índices localizados em Wisconsin, Michigan, Ohio, Indiana, centro-norte de Illinois e boa parte do Delta. Pontos em Indiana e centro-sul de Louisiana podem receber acumulados de até 75 mm", relata a corretora. 

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio