Primavera começa nesta sexta-feira com calor e tempo seco

Publicado em 22/09/2017 08:17

A primavera começa às 17h02 nesta sexta-feira (22) e deve trazer temperaturas mais altas. O tempo seco característico do inverno, no entanto, deve continuar até próximo ao final da estação, quando um pouco mais de chuva traz um pouco mais de umidade.

De acordo com estimativa do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a primavera será de calor e com temperaturas acima da média histórica, que normalmente fica em torno de 28°C. Também o período de chuvas mais regulares, que usualmente começa no meio de outubro, pode demorar a chegar neste ano.

Segundo o Climatempo, para a primavera de 2017, não há expectativa de massas polares fortes e não devemos ter eventos de frio atípico como no meio da primavera de 2016.

A primavera deste ano também deve terminar com o fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que proporciona chuva volumosa para várias regiões do país, informa o Climatempo.

Leia a notícia na íntegra no site do G1

Somar Meteorologia: Chuva se espalha pelo país no primeiro fim de semana da primavera

Estação será marcada pela regularização das chuvas no interior do país

O calor e o tempo seco tomaram conta do interior do país no final deste inverno por conta da atuação de um bloqueio atmosférico que impede a passagem das precipitações, mas de acordo com a Somar Meteorologia, a primeiro fim de semana da primavera que começa nesta sexta-feira (22), deve ser marcado pelo enfraquecimento do bloqueio e pancadas de chuva devem conseguir avançar por grande parte do país.

Ainda na sexta-feira, a passagem de uma frente fria provoca chuva abrangente, acompanhada de trovoadas no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, enquanto na região Norte, precipitações volumosas se concentram em Roraima, Amapá e norte do Amazonas e Pará.

Ao longo do dia, a chuva se espalha pelo restante da região Norte em forma de pancadas com volumes menos significativos. “As instabilidades são atraídas pela chuva na região Sul e atravessam o país carregando nebulosidade sobre a faixa oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas ainda não provocam chuva”, afirma o meteorologista Celso Oliveira.

Leia a notícia na íntegra no site Jornal do Tempo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 + Jornal do Tempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário