Clima: Previsão aponta tempo mais seco nos estados do Sul do Brasil nos próximos dias; chuvas volumosas em outras regiões

Publicado em 27/11/2017 09:58

LOGO nalogo

A previsão do tempo aponta que o tempo deve ficar mais seco nos próximos dias em todo o Sul do Brasil, após precipitações de até 80 milímetros serem registradas nas últimas horas em cidades do Rio Grande do Sul, por exemplo. Não há chuvas previstas para a região até pelo menos a virada do mês, segundo mostra o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (28/11 a 30/11) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (25/11 a 27/11) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Com a passagem de uma área de baixa pressão, o final de semana foi de boas chuvas nos estados do Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul. Entre ontem e às 9h da manhã de domingo (26), foram registrados acumulados 79 mm em Canela (RS), 77 mm em Tramandaí (RS), 75 mm em Campo Bom (RS), 63 mm em Porto Alegre (RS), 59 mm em Teutônia (RS) e 52 mm em Cruz Alta (RS). O levantamento é da Climatempo, com base nos dados do Inmet.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias em todo o Brasil  - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"Nos próximos dias, o tempo fica estável no Rio Grande do Sul e, pelo menos até o dia 01 de dezembro, não há previsão de chuva significativa", reporta a Climatempo. Nos outros dos estados da região, Santa Catarina e Paraná, a previsão também é de tempo seco, mas com um pouco mais de instabilidades, e baixos volumes previstos, de no máximo 10 milímetros acumulados entre 27 de novembro e 1º de dezembro. (Veja o mapa abaixo)

Chuvas acumuladas de 27/11 a 01/12 no Brasil - Climtampo
Fonte: Climatempo

Os produtores devem ficar atentos nas previsões específicas das suas regiões. O plantio da safra 2017/18 de grãos segue ocorrendo pelo Brasil.

Chuvas volumosas em outras regiões

Enquanto o tempo fica mais firme no Sul, em parte do Sudeste e Centro-Oeste do país, as chuvas continuam e já superam a média do mês em muitas cidades do país, melhorando o abastecimento dos reservatórios. O Inmet, inclusive, alerta para chuvas intensas, de até 50 mm e ventos intensos, nesta segunda-feira na maior parte dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Centro-Oeste

Em todo o mês de novembro, Goiânia (GO) registra 255,2 mm, total que já está 16% acima da média do mês, segundo levantamento da Climatempo, com dados do Inmet. Em Campo Grande (MS), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 233,2 mm, 13% acima da média para o mês que é de 207 mm. Em Cuiabá (MT), o volume acumulado no mês até o momento é de 190,2 mm, valor que supera a média de novembro em 23%.

Sudeste

Nos 27 dias de novembro, em São Paulo (SP) choveu 158,6 mm do dia 1 até 10 horas do dia 27 de novembro, quase 9% acima da média para o mês. No Rio de Janeiro (RJ), a chuva de novembro superou a média no ponto de medição do Alto da Boa Vista, que acumulou 231,2 mm em 27 dias e a média é de 169,0 mm. Em Belo Horizonte (MG) e em Vitória (ES), a chuva de novembro ainda não alcançou a média. Os dados são da Climatempo.

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário