Clima: Tempestades cessam, mas chuvas intensas seguem e se concentram sobre PR e SC nesta 4ª

Publicado em 17/01/2018 09:49

LOGO nalogo

Instabilidades seguem sobre o Sul do Brasil pelo menos até sexta-feira, segundo a Climatempo. No entanto, as tempestades devem cessar na maior parte da região, mas seguem as chuvas intensas. Elas devem se concentrar nesta quarta-feira (17) sobre o estado de Santa Catarina e Paraná, de acordo com alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No Rio Grande do Sul, principalmente na parte norte do estado, as chuvas começam a aparecer no radar, porém, ainda serão limitadas.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", informou o órgão em alerta para as áreas mais ao Leste do PR e SC. No entanto, há perigo potencial também de chuvas intensas no interior dos dois estados.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (18/01 a 20/01) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (18/01 a 20/01) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nos últimos dias, fortes tempestades atingiram cidades do Sul do Brasil. Segundo previsões da Climatempo, as chuvas volumosas e que podem causar mais transtornos devem seguir até sexta-feira (19). De acordo com dados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais), os maiores acumulados nas últimas horas foram registrados em Santa Catarina. (Veja a tabela abaixo)

"A circulação de ventos sobre o Brasil continua transportando ar quente e úmido da região amazônica para os estados da Região Sul. A combinação desse fluxo constante de umidade com sistemas de baixa pressão atmosférica mantém as áreas de nuvens carregadas especialmente sobre o Paraná e Santa Catarina nos próximos dias", disse a empresa de meteorologia.

Veja a tabela com os acumulados em 6h na 4ª feira:

Tabela com os acumulados em 6h na terça-feira (16) - Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

As chuvas já têm afetado o desenvolvimento dos trabalhos de colheita e logística no Paraná, segundo a Climatempo. "A última semana foi marcada por tempestades no final da tarde em grande parte das regiões produtoras do oeste da Bahia, norte do Paraná e do Mato Grosso. Tal cenário tem dificultado a colheita e a logística de transporte agrícola em algumas dessas regiões".

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 4ª feira:

Mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 4ª feira / PR e SC - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Metropolitana De Curitiba, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Litoral Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Norte Catarinense

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 4ª feira:

Mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 4ª feira / PR e SC - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Planalto Sul Catarinense, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Meio-Oeste Catarinense

Chuvas atrapalham a colheita na região de Sapezal (MT). Envio do Agrônomo Laydson F. De Menezes
Chuvas atrapalham a colheita na região de Sapezal (MT). Envio do Agrônomo Laydson F. De Menezes

Chuva em São Valério do Sul (RS). Envio de Marcos Aurelio Filipin de Moura
Chuva em São Valério do Sul (RS). Envio de Marcos Aurelio Filipin de Moura

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário