Argentina: chuvas são dispersas em Córdoba, comprometendo o desenvolvimento da soja e do milho

Publicado em 22/01/2018 09:09

O verão não vem trazendo um tempo homogêneo para a província de Córdoba, Argentina, no que diz respeito ao desenvolvimento dos cultivos de soja e de milho. Até então, o primeiro mês do ano mostrou chuvas dispersas e de intensidades variadas.

Até hoje (22), as chuvas no território da província vem sendo heterogêneas, com zonas nas quais os registros acumulados superam os 140mm e outras nas quais os pluviômetros marcaram apenas pouco mais de 10mm, segundo a rede de estações meterológicas da Bolsa de Cereais de Córdoba.

Com a soja e o milho já plantados, o centro-norte é a área da província que mais recebeu chuvas ao longo de janeiro, com aportes que chegam até a 182,6mm, como foi o caso de Cosme Sur, no departamento de San María.

O leste, por sua vez, recebeu pouca água, com registros que superam apenas os 60mm, como é o caso de San Francisco. Em Morteros, por exemplo, a chuva acumulada é de 27mm até então. Sob esse cenário, a evolução dos cultivos não é uniforme e depende da umidade acumulada nos lotes.

No sul (departamentos de General Roca e Roque Sáenz Peña) e na zona núcleo (Unión e Marcos Juárez), a situação é mais delicada. Sobressai o caso de Leones, no departamento Marcos Juárez, onde as chuvas superam apenas os 10mm. No último domingo, foram registradas algumas chuvas de escasso aporte no leste da província: Villa María (General San Martín), San Antonio de Litin (Unión) e Noetinger (Unión e Marcos Juárez) com menos de 5mm.

De acordo com a previsão da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, são previstas chuvas para algumas áreas da província para esta semana, com acumulados de até 100mm.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrovoz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)