Hortifruti: Chove na minha horta em 2018?

Publicado em 14/02/2018 08:07

As chuvas, neste verão de 2018, não serão fartas em todas as "hortas", especialmente no Nordeste. A aposta de que o La Niña neste verão (fenômeno que propicia chuvas acima da média no Norte e Nordeste e abaixo da média no Sul) amenizaria os problemas críticos de água em várias regiões produtoras do Nordeste não deve se concretizar. Isso porque o fenômeno pode ser de intensidade fraca e de curta duração (somente no verão).

Além disso, meteorologistas indicam que não é só o La Niña que influencia o regime de chuvas no Nordeste, mas também as temperaturas acima da média do Oceano Atlântico, que colaboram para a umidade e chuvas na região.

A previsão para o início de 2018 é de chuvas abaixo ou no padrão da faixa normal climatológica no Nordeste, enquanto a região Norte deve registrar precipitação acima da média. Além disso, no centro (São Paulo e Mato Grosso do Sul) e no Sul do País é esperada uma variabilidade, com alternância entre períodos úmidos e secos. Para o final do verão, a expectativa é de que haja aumento da precipitação em partes do Nordeste e Centro-Oeste.

Quer saber como deve ser o clima no País, no segundo semestre de 2018? Confira o conteúdo completo, na edição de fevereiro da Revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário