Argentina: maior parte da região agrícola deve receber chuvas irregulares até a próxima semana

Publicado em 16/02/2018 10:08

Nos próximos dias, os ventos do norte terão influência sobre a maior parte da área agrícola argentina, provocando uma onda de calor, como aponta o boletim semanal de Perspectivas Agroclimáticas da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA). Contudo, até o final da perspectiva, deverão ocorrer chuvas abundantes sobre a maior parte do Noroeste Argentino, o norte de Cuyo e o nordeste e noroeste do Paraguai.

O restante da região agrícola, por sua vez, deve receber valores irregulares, com amplo foco com registros escassos no sudeste do Noroeste Argentino, no sul da região do Chaco (Chaco, leste de Salta, Santiago del Estero e norte de Santa Fe), no norte da região dos Pampas (Córdoba, Santa Fe, La Pampa e Buenos Aires), em grande parte da Mesopotâmia (Misiones, Corrientes e Entre Ríos) e na maior parte do Uruguai.

Os ventos também devem rotacionar para o setor sul, causando uma queda de temperatura no sul e no oeste da área agrícola, enquanto a maior parte do centro e do norte dessa região deve continuar dominada pelos ventos do trópico.

Temperaturas

A maior parte do Paraguai, o leste do Noroeste Argentino, a região do Chaco, o centro e o sul da Mesopotâmia, o leste de Cuyo (San Luís, San Juan e Mendoza), a maior parte da região dos Pampas e a maior parte do Uruguai devem ter temperaturas acima dos 35°C, com vários focos com valores superiores a 40°C, sobretudo no sul de Córdoba, leste de La Pampa e oeste e centro de Buenos Aires.

O centro do Noroeste Argentino, o centro de Cuyo, o leste de Buenos Aires, a maior parte de Misiones, o sudeste do Paraguai e o sudeste do Uruguai devem ter temperaturas entre 30°C e 35°C.

O centro-leste do Noroeste Argentino e o centro-leste de Cuyo terão temperaturas máximas entre 25°C e 30°C, enquanto apenas a região das Cordilheiras terá temperaturas inferiores a 25°C.

Chuvas

Mais de 100mm: parte do Noroeste Argentino, norte de Cuyo e nordeste e noroeste do Paraguai, com possibilidade de granizo e ventos

Volumes de 10mm a 75mm: maior parte do Noroeste Argentino, maior parte do Paraguai, maior parte da região do Chaco, norte da Mesopotâmia, maior parte de Cuyo e oeste da região dos Pampas. Chuvas de moderadas a abundantes.

Volumes de 10mm a 25m: centro e sul da região dos Pampas, com focos de valores com mais de 25mm

Volumes de 1mm a 10mm: sul da região do Chaco, maior parte da Mesopotâmia, sudoeste de Cuyo, sul da região dos Pampas, extremo sudeste do Paraguai e maior parte do Uruguai.

A previsão é válida para o dia 15 ao dia 21 de fevereiro de 2018

O Notícias Agrícolas participou de um Crop Tour pela Argentina, concluído ontem (15). Confira aqui as principais informações.

 

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alerta para chuvas fortes no extremo sul gaúcho; Climatempo prevê ciclone extratropical ainda nesta semana
Ministros do Conselho Agrícola do Sul se pronunciam sobre enchentes no RS
Número de mortos por chuvas no RS sobe para 90; há 132 desaparecidos
Câmara aprova reconhecimento de calamidade no Rio Grande do Sul
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (7) para todo o Brasil