Descarga elétrica por raio em Brasília (DF) deixa Inmet sem energia e afeta previsão do tempo

Publicado em 05/03/2018 10:39
Empresa que faz manutenção foi chamada a Brasília para avaliar estragos e fazer reparos.

As fortes chuvas que caem sobre Brasília (DF) afetaram os trabalhos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Desde a tarde de domingo (4), os trabalhos do órgão estão interrompidos devido a uma descarga elétrica causada por um raio. O problema prejudica os trabalhos de previsão do tempo em todo o Brasil e América do Sul.

O incidente que provocou um apagão de quase uma hora no Sudoeste, bairro onde fica o Inmet, ocorreu por volta das 16h de ontem. No entanto, ainda na manhã desta segunda-feira (5), o computador-geral, telefones e televisores do instituto estavam fora do ar. Não há previsão de retomada dos trabalhos.

Segundo informações do site G1 regional, uma empresa de manutenção foi chamada para avaliar os estragos e fazer os reparos. A pane não afeta apenas a previsão do tempo no Brasil, mas também na América do Sul pois é o órgão centraliza os dados de toda a região para enviar ao "Sistema de Previsão Global", nos Estados Unidos.


Sem energia, Inmet tem trabalhos de previsão do tempo comprometidos - Foto: Kenzô Machida/TV Globo

Leia a nota do Inmet na íntegra sobre o ocorrido:

ESCLARECIMENTOS SOBRE O EVENTO DE RAIO OCORRIDO
NO INMET EM 04/03/2018

O Instituto Nacional de Meteorologia - INMET esclarece que a descarga elétrica, a qual foi provocada por um raio, derrubou o sistema de previsão do tempo do Inmet na tarde desse domingo (4), atingiu na verdade um “no-break”, do sistema de alimentação eletrica dos computadores.

Devido à queda do raio, gerou-se um surto de energia muito alto na rede.

O supressor de surto de um dos quadros elétricos agiu aterrando a maior parte da sobrecarga, mas algum resquício passou e atingiu o banco de capacitores, onde um deles não suportou e ocasionou um desligamento em série.

O supressor de surto foi reposto e os "no-breaks" religados.

Nenhum computador foi danificado, especialmente o supecomputador que já voltou à operação normal.

A demora na normalização deve-se ao fato de se seguir um protocolo de inicialização, já que existem muitos sistemas interdenpendentes.

Ficou então o alerta para que sejam trocados todos os bancos de capacitores dos 4 equipamentos "no-break" de 80 kVA cada um do sistema de alimentação elétrica.

Além da queima do supressor de surtos e do capacitor, a única consequência danosa foi a não recuperação da base de autenticação de usuários. Ela foi corrompida e estamos aproveitando a oportunidade para implantar uma nova e mais atual. Daí se dá a demora em retornar o acesso às contas de correio eletrônico.

Informo que em poucas horas os serviços de autenticação estarão reestabelecidos e em pleno funcionamento.

Atenciosamente,

José Mauro de Rezende
Diretor Substituto do INMET

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RS: Chuvas diminuem no final de semana, mas nova frente fria já aparece no radar, mantendo estado em alerta
Chuva acima de 100 milímetros atinge o norte do Rio Grande do Sul
Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos
Alagamentos e chuvas impactam o transporte de cargas no Rio Grande do Sul
Emater/RS-Ascar: Enfrentando desafios climáticos com resiliência e planejamento estratégico