Descarga elétrica por raio em Brasília (DF) deixa Inmet sem energia e afeta previsão do tempo

Publicado em 05/03/2018 10:39
Empresa que faz manutenção foi chamada a Brasília para avaliar estragos e fazer reparos.

LOGO nalogo

As fortes chuvas que caem sobre Brasília (DF) afetaram os trabalhos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Desde a tarde de domingo (4), os trabalhos do órgão estão interrompidos devido a uma descarga elétrica causada por um raio. O problema prejudica os trabalhos de previsão do tempo em todo o Brasil e América do Sul.

O incidente que provocou um apagão de quase uma hora no Sudoeste, bairro onde fica o Inmet, ocorreu por volta das 16h de ontem. No entanto, ainda na manhã desta segunda-feira (5), o computador-geral, telefones e televisores do instituto estavam fora do ar. Não há previsão de retomada dos trabalhos.

Segundo informações do site G1 regional, uma empresa de manutenção foi chamada para avaliar os estragos e fazer os reparos. A pane não afeta apenas a previsão do tempo no Brasil, mas também na América do Sul pois é o órgão centraliza os dados de toda a região para enviar ao "Sistema de Previsão Global", nos Estados Unidos.

Sem energia, Inmet tem trabalhos de previsão do tempo comprometidos - Foto: Kenzô Machida/TV Globo
Sem energia, Inmet tem trabalhos de previsão do tempo comprometidos - Foto: Kenzô Machida/TV Globo

Leia a nota do Inmet na íntegra sobre o ocorrido:

ESCLARECIMENTOS SOBRE O EVENTO DE RAIO OCORRIDO
NO INMET EM 04/03/2018

O Instituto Nacional de Meteorologia - INMET esclarece que a descarga elétrica, a qual foi provocada por um raio, derrubou o sistema de previsão do tempo do Inmet na tarde desse domingo (4), atingiu na verdade um “no-break”, do sistema de alimentação eletrica dos computadores.

Devido à queda do raio, gerou-se um surto de energia muito alto na rede.

O supressor de surto de um dos quadros elétricos agiu aterrando a maior parte da sobrecarga, mas algum resquício passou e atingiu o banco de capacitores, onde um deles não suportou e ocasionou um desligamento em série.

O supressor de surto foi reposto e os "no-breaks" religados.

Nenhum computador foi danificado, especialmente o supecomputador que já voltou à operação normal.

A demora na normalização deve-se ao fato de se seguir um protocolo de inicialização, já que existem muitos sistemas interdenpendentes.

Ficou então o alerta para que sejam trocados todos os bancos de capacitores dos 4 equipamentos "no-break" de 80 kVA cada um do sistema de alimentação elétrica.

Além da queima do supressor de surtos e do capacitor, a única consequência danosa foi a não recuperação da base de autenticação de usuários. Ela foi corrompida e estamos aproveitando a oportunidade para implantar uma nova e mais atual. Daí se dá a demora em retornar o acesso às contas de correio eletrônico.

Informo que em poucas horas os serviços de autenticação estarão reestabelecidos e em pleno funcionamento.

Atenciosamente,

José Mauro de Rezende
Diretor Substituto do INMET

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário