Argentina: Buenos Aires, Córdoba e Santa Fe discutiram ações pela seca

Publicado em 19/03/2018 11:26

A preocupação pelo impacto da seca na produção argentina dominou uma região da comissão da região dos Pampas (Buenos Aires, Córdoba e Santa Fe) do Conselho Federal Agropecuário, realizada durante a feira Expoagro.

Funcionários nacionais da Agroindústria e representantes das três províncias concordaram em priorizar esse tema sobre o restante da agenda que vinha sendo conversada. A decisão foi de atuar com critérios homogêneos perante a crise para evitar distorções.

Nos próximos dias, cada governo irá se reunir com as comissões locais e regionais para avançar nas declarações de emergência.

O ministro de Agricultura de Córdoba, Sergio Busso, apontou para a necessidade de uma abertura progressiva das declarações de emergências e a criação de um protocolo de atuação. Leonardo Sarquís, ministro da Agroindústria de Buenos Aires, também destacou a possibilidade de unificar os critérios para o tratamento das emergências, já que as três províncias vivem uma situação semelhante.

Em todos os casos, o esquema de declaração de emergência inclui a obrigação por parte do produtor de apresentar uma declaração juramentada manifestando a situação de perda: mais de 50% é emergência e mais de 70% desastre.

Os governos também avaliaram as perdas declaradas em função dos rendimentos médios de um período determinado de tempo. "Há preocupação: é uma seca importante combinada com altas temperaturas que complicam cada vez mais o contexto", descreveu Busso.

O governo nacional também trabalha em uma "mesa de risco" e o objetivo é que haja uma solução a nível país para os problemas, pelas quais os governantes locais estão esperançosos.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário