Nível de chuva em abril deve ser o maior em 10 anos no Maranhão

Publicado em 17/04/2018 15:28

O nível de chuvas registrados em todo o mês de abril deve ser o maior nos últimos 10 anos no Maranhão. As previsões são do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que monitora as precipitações em todo o estado.

Para os pesquisadores, o nível médio de chuva em abril poderá ultrapassar os 570 milímetros ocorridos em 2007, o maior nos últimos anos. Segundo o meteorologista Gunter Reschke, as razões para a baixa quantidade de temporais em anos anteriores ocorreu em razão de fatores desfavoráveis à chuva ligados ao aquecimento dos oceanos atlântico e pacífico. Em 2018, os fatores se inverteram.

"Nós temos dois sistemas de grande escala: El Niño e La Niña pacífico e dipolo do atlântico para ser favorável ou desfavorável para chuvas. Para ser desfavorável, como ocorreu em 2012 a 2016, tivemos a influência do El Niño, que são influências positivas de aquecimento de mar próximo a linha do equador. Além disso, o dipolo do atlântico estava desfavorável, então não tivemos grandes chuvas nesse período", explicou o meteorologista.

Veja a notícia na íntegra no site do G1 MA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 MA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário