Tempo: Após seca, chuvas voltam ao Sul do Brasil e Rio Grande do Sul tem alerta de tempestade nesta 6ª feira

Publicado em 20/04/2018 11:02

LOGO nalogo

Após dias de estabilidade em quase toda a região Sul do país, chuvas voltaram ao Sul a partir desta sexta-feira (20) com influência de uma área de baixa pressão localizada no Sul do continente e ventos úmidos que chegam do Noroeste. O Rio Grande do Sul tem alerta de tempestade, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em aviso, o órgão de meteorologia informa que há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo no Rio Grande do Sul. No entanto, é baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Essa condição deve amenizar em parte as preocupações dos produtores com culturas da segunda safra. A seca dos últimos dias no Sul, no entanto, contribuiu para os trabalhos de finalização da colheita sem prejuízos. Fotos enviadas ao Notícias Agrícolas mostram a conclusão dos trabalhos em diversas áreas.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (21/04 a 23/04) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (21/04 a 23/04) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"Há previsão de pancadas de chuva e raios para tarde e noite da sexta-feira, 20, sobre o Centro, Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, no Oeste de Santa Catarina e do Paraná. A chuva que ocorrer será com curta duração, mas pode cair com moderada intensidade em alguns locais", noticiou a Climatempo.

No sábado (21), as pancadas seguem em todo o Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e do Paraná.  No domingo, só há previsão de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Segundo o modelo Cosmo do Inmet, já no início da próxima semana instabilidades se afastam da região.

Ainda segundo a empresa meteorológica, as temperaturas no Sul terão elevação nos próximos dias, mesmo com a passagem de uma frente fria pelo litoral. "O ar polar que vem com esta frente fria é fraco e se afasta rapidamente, sem ter grande influência no Sul do Brasil", informou. Temperaturas acima dos 30°C são esperadas no fim de semana.

Veja o mapa com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa com precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda neste fim de semana são esperados altos acumulados de chuvas sobre Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Também estão previstas chuvas intensas o Mato Grosso do Sul.

Colheita de soja em Grajaú (MA). Envio de Guilherme Lamb
Colheita de soja em Grajaú (MA). Envio de Guilherme Lamb

Itambé (PR). Envio de Valdir Fries
Itambé (PR). Envio de Valdir Fries​

Arco-íris na Fazenda Fortaleza em Brejinho de Nazaré (TO). Envio de Brasílio Rufoni
Arco-íris na Fazenda Fortaleza em Brejinho de Nazaré (TO). Envio de Brasílio Rufoni​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário