Clima: Como será o mês de maio no Brasil?

Publicado em 23/04/2018 11:16

Abril termina com chuva forte concentrada sobre o centro e norte do Brasil, algo normal para um mês influenciado pelo fenômeno La Niña. Até o fim do segundo decêndio de abril, choveu mais de 350mm em municípios do Pará e Maranhão aumentando o nível de rios e inundando parcialmente algumas cidades. Embora o acumulado de chuva não tenha sido tão elevado, também foram registrados transtornos no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco nos primeiros vinte dias do mês.

Por outro lado, após os primeiros três dias com chuva forte, o decorrer de abril foi seco no Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A exceção foi o Litoral Paulista atingindo por um intenso temporal em meados do mês. No campo, a falta de chuva acelerou atividades de colheita, mas diminuiu o potencial produtivo do milho safrinha.

Apesar do La Niña diminuir o calor, a formação de bloqueios atmosféricos fez com que as frentes frias não fossem tão frequentes em abril resultando em temperatura acima da média no centro e sul do Brasil. Já no Norte e Nordeste, a maior quantidade de nuvens não deixou a temperatura subir muito.

Previsão para o mês de maio

Maio será diferente de abril. O La Niña, apesar de cada vez mais fraco, ainda será percebido na atmosfera brasileira, mas o que chamará a atenção será o aumento da chuva e quedas mais frequentes de temperatura pela maior entrada de ondas de frio e frentes frias no centro e sul do país (Região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul) e isto acontecerá pela sazonalidade (época do ano).

Veja a notícia na íntegra no site do Jornal do Tempo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Jornal do Tempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário