Previsão de chuva volumosa no extremo Norte do país

Publicado em 10/09/2018 15:44

O final de semana terminou com muita chuva no extremo Norte do país. O aquecimento ao longo do dia e a grande concentração de umidade disponível na atmosfera foram a combinação perfeita para acelerar a formação e intensificação de nuvens bastante carregadas.

O resultado disso foi o registro de acumulados acima de 100 mm em menos de 24 horas, principalmente nas capitais Boa Vista (RR) e Macapá (AP). Segundo as estações automáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), em Boa Vista (RR) o acumulado foi de 133,4 milímetros, o que equivale a 28% acima do esperado durante todo o mês de setembro.

Já em Macapá (AP) o acumulado foi de 164,2 milímetros e, como a média climatológica é de apenas 28 milímetros, esse valor equivale a cinco vezes o esperado durante todo o mês.

O que provocou tanta chuva?
As pancadas de chuva com grande volume em um pequeno intervalo de tempo ocorrem durante essa época do ano justamente devido à grande quantidade de radiação solar que incide sobre a superfície e a grande quantidade de umidade disponível na atmosfera devido a proximidade do oceano.

Veja a notícia na íntegra no site do Jornal do Tempo
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Jornal do Tempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário