Condições de El Niño de fraca intensidade devem se formar até fevereiro, diz ONU

Publicado em 27/11/2018 11:14

LOGO REUTERS

GENEBRA (Reuters) - Há uma chance de 75 a 80 por cento de um fraco padrão climático de El Niño se formar até fevereiro e uma probabilidade ligeiramente menor de que continuará durante o inverno no Hemisfério Norte, disse nesta terça-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM) da ONU.

A previsão, baseada em modelos de todo o mundo, estava alinhada com a de um braço do governo dos EUA, o Centro de Previsão Climática do Serviço Nacional do Clima, divulgada no início deste mês.

O El Niño --um aquecimento das águas superficiais no leste e no centro do oceano Pacífico, que normalmente ocorre a cada poucos anos-- foi registrado pela última vez entre 2015 e 2016 e causou danos às culturas agrícolas, incêndios e inundações repentinas.

"Não é esperado que o El Niño seja tão poderoso quanto o evento em 2015-2016, que esteve ligado a secas, enchentes e branqueamento de corais em diferentes partes do mundo", disse Maxx Dilley, diretor da divisão de Previsão e Adaptação Climática da OMM.

"Mesmo assim, ainda pode afetar significativamente os padrões de chuva e temperatura em muitas regiões, com consequências importantes para os setores de segurança alimentar e agrícola, e para a gestão de recursos hídricos e saúde pública, e pode combinar com mudanças climáticas de longo prazo para impulsionar as temperaturas globais em 2019", acrescentou.

(Por Stephanie Nebehay)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário