Previsão de chuvas eleva atenção sobre nível do rio Madeira, aponta ANA

Publicado em 24/01/2019 15:18

LOGO REUTERS

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A sinalização de "precipitações importantes" na região do rio Madeira, em Rondônia, levou a Agência Nacional de Águas (ANA) a marcar duas reuniões da Sala de Crise, na próxima semana, para acompanhar a situação e verificar se haverá a necessidade medidas operativas.

No rio Madeira, estão duas das mais importantes hidrelétricas do país, Jirau e Santo Antonio.

Na quarta-feira, houve uma primeira reunião da Sala de Crise do Madeira, coordenada pela ANA e instituída todo ano em janeiro, no início do período de cheias, para nivelar entidades participantes sobre a situação do rio e da rodovia BR-364, que eventualmente pode ter seu trânsito afetado pela cheia.

Na ocasião, ficou decidido que a situação atual não demanda medidas operativas, como por exemplo a regulagem de comportas de usinas para evitar problemas na região.

No entanto, ficou acordado que, caso o Madeira chegue a um metro de atingir o nível da pista da BR-364 em seu trecho crítico, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) passará a monitorar com boletins diários a situação dos níveis, vazões e operação dos reservatórios das hidrelétricas, "a fim de se preparar as medidas necessárias para manter o trânsito da BR-364".

A BR-364 é rota para abastecimento do Acre e eventual impedimento de trânsito por esse acesso isolaria o Estado do restante do país por via terrestre.

De acordo com dados do Refinitiv Eikon, os maiores volumes de chuvas no Brasil estão previstos para as regiões do Acre e Rondônia e partes do Amazonas, em áreas próximas ao Madeira.

Na região do Madeira, até o próximo dia 8 de fevereiro, a expectativa é de um acumulado de mais de 200 milímetros, 82 milímetros acima da média histórica para o período.

A ANA não informou qual é atualmente o nível do rio. No entanto, sinalizou que a situação ainda não pode ser considerada crítica.

Isso porque a primeira reunião da Sala de Crise poderia ter sido antecipada caso a vazão afluente à hidrelétrica de Jirau atingisse 34 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), o que não ocorreu.

Em 21 de janeiro, a defluência na usina estava em 30.790 m³/s, tendo chegado no maior nível neste ano hidrológico em 19 de janeiro, de 31.978 m³/s, segundo a agência.

No entanto, a ANA ressaltou que as áreas de cabeceira da bacia do Rio Madeira têm recebido precipitações abundantes no início de 2019, devido a uma área de alta pressão atmosférica que dificulta a passagem das chuvas para outras regiões, havendo uma concentração de chuvas naquele local e aumentando a defluência do rio Madeira.

Em nota, a ANA destacou que condições meteorológicas apresentadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem) e pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apontaram a possibilidade de precipitações importantes e a necessidade de um acompanhamento com periodicidade menor que um encontro por semana.

Diversas outras autoridades participam das reuniões, como representantes dos ministérios da Infraestrutura, do Desenvolvimento Regional, de Minas e Energia e dos Transportes, além de órgãos como ONS, Serviço Geológico do Brasil, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dentre outros.

(Por Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário