Tempo: Problemas com milho safrinha serão minimizados no PR com retorno das chuvas no Sul; veja fotos

Publicado em 26/04/2019 11:08

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (26) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (26) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Instabilidades seguem sobre áreas da região Sul do Brasil e nesta sexta-feira (26) ainda há alerta de tempestade sobre áreas do Rio Grande do Sul. Nos próximos dias, no entanto, as precipitações avançam pela região e chegam em áreas do Paraná onde o milho safrinha sofre impactos, minimizando perdas, segundo a consultoria ARC Mersocul.

"O sol ainda aparece com mais força em Santa Catarina e no Paraná e são esperadas pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Principalmente o oeste dos estados estão no risco de temporais. As condições de chuva serão maiores a noite, quando a chuva deve ganhar força se estendo pela madrugada do sábado (27)", destaca Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (27/04 a 29/04) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (27/04 a 29/04) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Enquanto isso, na maior parte do estado do Rio Grande do Sul, as nuvens seguem carregadas e persistem ao longo desta sexta-feira. Instabilidades tendem a ganhar força no Norte e Noroeste gaúcho, onde o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), alerta para perigo com tempestades.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", destacou o instituto meteorológico brasileiro. A Marinha do Brasil também emitiu alerta de mar agitado.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Planalto Médio, Missões, Litoral Gaúcho

"O fim de semana ainda vai começar com alerta de temporais no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica no mar, próximo a costa gaúcha", destacou a Climatempo com base na previsão do tempo para os próximos dias na região Sul do país.

Apesar das chuvas ainda se localizarem nesta sexta-feira sobre o Rio Grande do Sul, nos próximos dias elas avançam sobre os outros estados da região Sul. O Paraná nos últimos dias tem enfrentado condições adversas para o desenvolvimento do milho safrinha, mas as perdas serão minimizadas nos próximos dias.

"Nossos clientes continuam nos alertando sobre os problemas da falta de precipitações sobre partes dispersas do Paraná, afetando a qualidade do milho-safrinha, por mais uma safra consecutiva. Tais chuvas irão reduzir os prejuízos já contabilizados no estado, porém já não possuem a capacidade de recuperação total das lavouras", destacou a consultoria ARC Mersocul.

Milho safrinha apresenta sinais de perdas no Norte e Noroeste do PR - Foto: Ildefonso Ausec Milho safrinha apresenta sinais de perdas no Norte e Noroeste do PR - Foto: Ildefonso Ausec Milho safrinha apresenta sinais de perdas no Norte e Noroeste do PR - Foto: Ildefonso AusecNoroeste do Paraná sofre com a falta de chuvas e milho safrinha já contabilizam perdas significativas e irreversíveis, calcula-se perdas acima se 30%. Envio de Frank Teixeira Noroeste do Paraná sofre com a falta de chuvas e milho safrinha já contabilizam perdas significativas e irreversíveis, calcula-se perdas acima se 30%. Envio de Frank Teixeira

O produtor Ildefonso Ausec, de Doutor Camargo (PR), disse ao Notícias Agrícolas que os últimos dias nas regiões Oeste e Noroeste do estado têm sido de altas temperaturas e baixos volumes de chuva. Com isso, perdas já começam a ser vistas em lavouras de milho safrinha. A soja da safra 2018/19 já havia enfrentado condição adversa.

O Deral (Departamento de Economia Rural) do estado do Paraná aponta que a segunda safra de milho no estado já está toda plantada e a maior parte em fase de frutificação, com 93% em boa condição e 7% em média. O informativo divulgado nesta quinta (25) aponta que a colheita da soja paranaense já atinge 99%.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O modelo Cosmo, com a precipitação acumulada para os próximos sete dias, aponta altos volumes sobre áreas da região Sul do Brasil, além de pontos isolados de acumulados expressivos em áreas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Uma condição mais firme ocorre sobre a maior parte central do país e as chuvas seguem no Norte e partes do Nordeste.

Nas últimas 24 horas, as chuvas mais volumosas no país ocorreram em diversos pontos isolados. Os cinco maiores volumes nesta quinta-feira (25) ocorreram em Iauartê (AM): 84,0 mm, Natal (RN): 70,0 mm, Fortaleza (CE): 49,2 mm, Buriticupú (MA): 40,6 mm e Uruguaiana (RS): 37,8 mm.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 26 até 04 de maio, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país, mas também voltam ao Sul de forma isolada.

De 04 de maio até 12 de maio, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas mais ao extremo Norte das regiões Norte e Nordeste e isoladamente e em menores volumes em alguns pontos mais centrais do Brasil e na parte Sul do país.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 26 de abril até 12 de maio:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 26 de abril até 12 de maio - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Iniciando a semeadura de canola em Naranja l- Paraguay. Envio de Cledison Conte
Iniciando a semeadura de canola em Naranja l- Paraguay. Envio de Cledison Conte

Abelha em Itaiopolis (SC). Envio de Paulo Marcelo
Abelha em Itaiopolis (SC). Envio de Paulo Marcelo

Trigo 3a. Safra sobre Milho 2a. Safra em Ubiratã (PR). Envio do Eng agrônomo Braciforte
Trigo 3a. Safra sobre Milho 2a. Safra em Ubiratã (PR). Envio do Eng agrônomo Braciforte

Milho safrinha em Ipameri (GO). Envio de César Reis
Milho safrinha em Ipameri (GO). Envio de César Reis

Safra 18/19 de abacate no interior de São Paulo. Envio da Produtora Rural Tatiane Zeferino
Safra 18/19 de abacate no interior de São Paulo. Envio da Produtora Rural Tatiane Zeferino

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário