Tempo: Massa de ar frio derruba as temperaturas no Sul e Sudeste do Brasil com risco de geada

Publicado em 18/06/2019 11:09

Imagem de satélite nesta terça-feira (18) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta terça-feira (18) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

Uma intensa massa de ar frio vai tomar partes das regiões Sul e Sudeste do Brasil nos próximos dias, inclusive com possibilidade de geada em algumas áreas. Com a condição, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de declínio de temperatura a partir desta terça-feira (18).

"A partir desta terça já teremos essa intensa massa de ar frio cruzando os andes e atuando no extremo Oeste do Rio Grande do Sul e na quarta-feira predominando sobre toda a região e queda das máximas e depois mínimas", afirma Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (18/06 a 21/06) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (18/06 a 21/06) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nesta terça-feira, o Inmet emitiu alerta de declínio acentuado de temperatura com perigo potencial sobre toda a região Sul do Brasil. O alerta vai até o dia 20 de junho, quinta-feira. "Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC", afirma o instituto nacional de meteorologia do Brasil.

Veja o mapa das áreas com alerta de declínio de temperatura nesta 3ª feira:

Mapa das áreas com alerta de declínio de temperatura nesta 3ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

Morgana explica ainda que a queda acentuada de temperatura deve favorecer geadas em áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade do Paraná. Mas o frio também será sentido sobre partes da região Sudeste do Brasil, mas sem chances de geadas nos próximos dias nessas áreas.

"A previsão para o dia 20 aponta que para áreas mais altas há possibilidade de geadas fortes e na medida que os dias avançam a condição segue, mas ela fica mais concentrada no Sul. O pessoal do café e da cana está em uma condição menos propícia de geada", explica a meteoroologista do Inmet.

Veja o mapa de geada na quinta (20) e sexta-feira (21) no Brasil:

Mapa de geada na quinta (20) e sexta-feira (21) no Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Mapa de geada na quinta (20) e sexta-feira (21) no Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

 

Neste momento, as culturas de inverno estão em desenvolvimento na região Sul do Brasil. As chuvas nos últimos 20 dias impactaram o plantio no Rio Grande do Sul, por exemplo. Segundo Leomar Luis Tombini, presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS, após perdas na soja, a região deve ter aumento na área de trigo.

Veja mais:
» Produtores de Carazinho/RS apostam nas safras de inverno após perdas da soja

Na segunda-feira (17), baixas temperaturas já foram registradas sobre diversas cidades das regiões Sudeste e Sul do país. As cinco menores temperaturas ocorreram em Itatiaia (RJ): -2,4°C, Nova Friburgo (RJ): 6,1°C, Barra don Turvo (SP): 7,2°C, General Carneiro (PR): 7,5°C e Castro (PR): 7,5°C.

Além do retorno do frio para áreas da região Sul e Sudeste do Brasil, deve haver a partir desta semana o rompimento do bloqueio atmosférico, que tem deixado o tempo bastante seco sobre a maior parte do país, favorecendo a regularização das chuvas, ainda que por pouco tempo e com baixos volumes.

Veja o mapa com previsão de chuva para o Brasil de 18 até 20 de junho:

Mapa com previsão de chuva para o Brasil de 18 até 20 de junho - Fonte: Inmet Mapa com previsão de chuva para o Brasil de 18 até 20 de junho - Fonte: Inmet Mapa com previsão de chuva para o Brasil de 18 até 20 de junho - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"Continuamos com o bloqueio ao longo de todo o final de semana e os mapas indicam que a partir de terça-feira a frente fria consiga avançar pela a região sul, mas sem trazer chuvas em grandes volumes", afirma Morgana Almeida sobre a regularidade das chuvas em áreas do Sul nos próximos dias.

Veja mais:
» Bloqueio atmosférico deve ser rompido nesta semana, mas regularização das chuvas no Sul só deve ocorrer a partir do dia 24

Nos próximos sete dias, de 17 de junho até 24 de junho, a previsão do tempo aponta que as chuvas mais consistentes seguirão sobre áreas do Norte do país, mas no Nordeste elas diminuem bastante. No Sul, as precipitações também diminuem nos próximos dias. A maior parte do país tem tempo firme.

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para os próximos sete dias - Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 16 até 24 de junho, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país, mas também voltam leves ao Sul.

De 24 de junho até 02 de julho, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas ao extremo Norte e também seguem sobre áreas da região Sul e partes do Sudeste, mas neste período ficam mais volumosas. A maior parte da região central do país terá tempo firme.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 16 até 02 de julho:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 16 até 02 de julho - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Encerramento da semeadura da cultura do trigo da empresa Sementes Fabris em Seberi (RS). Envio de Danimar Manfio.
Encerramento da semeadura da cultura do trigo da empresa Sementes Fabris em Seberi (RS). Envio de Danimar Manfio.

Clique e envie sua foto ou vídeo! Mande também através do WhatsApp (19) 99767-0241, pelo Instagram@jornalistadotempo ou com a #jornalistadotempo

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário