Bahamas são atingidas por nova tempestade após passagem de furacão Dorian

Publicado em 13/09/2019 10:39

Uma nova tempestade provocou chuva e vento nas Bahamas, atingidas recentemente por um furacão, e o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) alertou que o fenômeno climático pode se tornar uma tempestade tropical.

Na manhã desta sexta-feira, a tempestade era uma perturbação tropical sobre o centro das Bahamas, gerando ventos de 45 km/h, e se espera que provoque de 5 a 10 centímetros de chuva até domingo, disse o NHC, com sede em Miami.

Existe uma chance de 80% de se tornar uma depressão tropical mais forte, ou mesmo uma tempestade tropical chamada Humberto, em um dia ou pouco mais, à medida que se locomove a 9 km/h pelas Bahamas a caminho do Estado norte-americano da Flórida, segundo o NHC.

Um alerta de tempestade tropical estava em vigor no noroeste das Bahamas, inclusive em Abacos e na Grande Bahama, assoladas recentemente pelo furacão Dorian, disse o NHC.

A tempestade deve ganhar velocidade nesta sexta-feira enquanto se move para o noroeste e pode atingir a Flórida no sábado, alertou.

Um aviso de tempestade tropical foi emitido em partes do litoral centro-leste da Flórida na noite de quinta-feira, e o sul da Flórida pode ter ventos de tempestade tropical já na noite desta sexta-feira, segundo o NHC.

O furacão Dorian se abateu sobre as Bahamas como uma tempestade de categoria 5 em 1º de setembro, sendo um dos furacões mais fortes do Atlântico a chegar à terra firme, com ventos contínuos de 298 km/h.

O ciclone tropical não deve provocar nada sequer parecido com tal nível de devastação.

Diante das 1.300 pessoas ainda desaparecidas, segundo o governo das Bahamas, os serviços de ajuda estão se concentrado em buscas e resgates, além de providenciarem alimento, água e abrigo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)