Tempo: Chuvas retornam fortes para região Sul do Brasil a partir deste final de semana

Publicado em 25/10/2019 10:55

Imagem de satélite nesta sexta-feira (24) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta sexta-feira (24) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

As chuvas devem retornar sobre o Sul do Brasil neste final de semana, inclusive em forma de temporais. Instabilidades já estão presentes em algumas áreas da região nesta sexta-feira (25), apesar de o sol ainda aparecer com força em praticamente todos os estados.

"No fim de semana, áreas de instabilidade se intensificam no Sul e o risco de temporais aumenta por toda a Região", destaca a Climatempo sobre a condição nos próximos dias. Apesar de tempo firme na maior parte da região hoje, uma frente fria passa pelo litoral de Santa Catarina e Paraná.

"A previsão é de pancadas de chuva a partir da tarde no centro-leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, no centro-leste e sul de Santa Catarina. Pode chover também em alguns locais da serra gaúcha e catarinense. Estas pancadas de chuva não devem ser fortes como nesta quinta-feira", destaca a empresa.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (26/10 a 28/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (26/10 a 28/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O modelo Cosmo do Inmet mostra as instabilidades ganhando força em áreas da região Sul do Brasil nos próximos dias, principalmente entre domingo (27) e segunda-feira (28). Enquanto isso, a região central do país terá redução das chuvas e o Norte segue com boas precipitações.

Para o final de semana, a Climatempo alerta que as chuvas se intensificam sobre áreas da região Sul do Brasil com risco de temporais em decorrência da circulação dos ventos entre o Brasil, Paraguai e Argentina, o que facilita a concentração de ar úmido e quente.

A empresa meteorológica destaca ainda que no sábado (26) as pancadas de chuva ocorrem, principalmente, durante o período da tarde no centro, Sul e Oeste do Rio Grande do Sul, extremo Oeste de Santa Catarina e Paraná. "A chuva vem com raios", destaca a Climatempo.

"No domingo, 27, a circulação dos ventos entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina vai facilitar a concentração de ar úmido e quente, o que aumenta o risco de temporais. Faz calor na Região Sul neste fim de semana", complementa a Climatempo sobre os próximos dias.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Valdemar Melato, presidente do Sind. Rural de Assis Chateaubriand (PR), destacou que espera pelas chuvas dos próximos dias na região. Existe os temores na região de que novas áreas de soja precisem de replantio caso as precipitações não retornem. A janela de milho safrinha pode ficar comprometida.

Veja mais:
» Assis Chateaubriand/PR já replantou 30% da áreas de soja e perda de produtividade já é certa

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos 5 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos últimos 5 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O mapa de precipitação do Inmet dos últimos cinco dias mostra que chuvas foram registradas na maior parte do Brasil, com exceção da região  Nordeste, que manteve a mancha de seca, além de partes isoladas do Sudeste e Norte do país.

A região Central do Brasil teve de chuvas altas a moderadas, com destaque para o estado do Tocantins que teve registros de pontos entre 60 e 80 milímetros de precipitação. No Mato Grosso do Sul, foram registradas chuvas de até 40 mm.

Nas últimas 24 horas, de acordo com dados do Inmet, os maiores acumulados do país foram registrados no estados de Goiás, com chuvas de até 30 mm. No Norte, no estado de Rondônia, as chuvas ficaram na parte central do estado entre 12 e 30 mm.

Já a região Sul, onde são previstas chuvas no final de semana, não teve nenhum registro neste período.

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo Brasil:

Mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O mapa de previsão de precipitação acumulada do Inmet para os próximos sete dias confirma a ocorrência de chuvas volumosas no período em áreas da região Sul do Brasil, com volumes de até 150 milímetros. As chuvas também seguem expressivas sobre a região Norte.

Ainda nesta sexta-feira, o Inmet emitiu alerta de chuvas intensas ao longo do dia para áreas do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

No período de 25 de outubro até 2 de novembro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), mostra chuvas para a região Sudeste do Brasil.

Neste mesmo período, a mancha de seca sobre alguns pontos do Nordeste continua em evidência. As chuvas com volumes significativos também são previstas para a região Sul do país, com acumulados entre moderados e altos, além do Norte.

Entre 2 e 10 de novembro, os mapas do NOOA indicam chuvas em outras regiões do país, além das regiões Sul e Sudeste. Neste período, também são esperadas chuvas para o Centro-Oeste.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 25 de outubro até 10 de novembro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 25 de outubro até 10 de novembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Registro de chuva em Rio Verde (GO) - Foto: Reprodução/Redes sociais
Registro de chuva em Rio Verde (GO) - Foto: Reprodução/Redes sociais

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves e Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário