HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Tempo: Leste do Paraná inicia semana com chuvas significativas

Publicado em 11/11/2019 10:02

LOGO nalogo

A semana inicia com chuvas volumosas na região leste do Paraná, são esperadas precipitações entre 16 e 40 milímetros nas próximas 24 horas, segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia. As chuvas acontecem devido a passagem de uma frente fria pelo litoral do sul do Brasil, que ocorreu durante o final de semana. 

Segundo a Climatempo, a circulação de vento marítimo se intensifica ao longo desta segunda-feira (11), fazendo com que uma dose maior de umidade do mar chegue ao leste dos dois estados. "Isto reforça a nebulosidade e aumenta a chuva", afirma  Climatempo. 

Segundo o modelo Cosmo, volumes expressivos também são esperados para a região leste de Santa Catarina, com precipitação prevista entre 30 e 60 milímetros. Já no Rio Grande do Sul, as condições vêm se confirmando e a chuva dá uma trégua durante os próximos dois dias. 

Veja o mapa de precipitação para as próximas 24 horas em todo o país: 

Região sul do país - 24 horas - Inmet

Demais regiões 

No Centro-Oeste do país, as chuvas devem ficar concentradas no estado do Mato Grosso, onde são esperadas precipitações de até 40 milímetros em alguns pontos. As demais regiões, nas próximas 24 horas, devem receber chuvas de volumes baixos. 

No dia 13, as chuvas ficam mais intensas na região central do Mato Grosso, podendo atingir volumes de até 50 mm em alguns pontos. 

Ainda chove em alguns pontos da região Sudeste neste início de semana, sobretudo no sul de Minas Gerais, onde são esperados volumes entre 20 e 40 milímetros de precipitação. O norte de Minas Gerais continua sem previsão de chuvas.

A região do Matobipa continua sem previsão de chuvas para os próximos dois dias. Na sexta-feira (8), em entrevista ao Notícias Agrícolas, a meteorologista Naiane Araújo confirmou que o atraso na estação chuvosa para a região nordeste do país. "É uma situação bem delicada porque já era época de começar a chover na região do Matopiba também", afirmou Naiane. 

Veja o mapa de precipitação para as próximas 93 horas em todo o país:

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet
 

Últimos três dias 

Nos últimos três dias os maiores volumesde chuvas foram registrados nos estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet, no Rio Grande do Sul, foram registrados pontos entre 25 e 40 milímetros. O extremo sul do estado, que estava recebendo números expressivos de chuvas, teve uma trégua e não registrou números expressivos durante o final de semana. 

Em Santa Catarina os números de precipitação entre 30 e 50 na divisa com o Paraná. Já no Paraná, as chuvas atingiram a maior parte do estado, com precipitações entre 30 e 60 milímetros. 

No extremo sul do Mato Grosso do Sul, foram registrados números entre 30 e 50 milímetros de chuvas. Na divisa com Goiás, as chuvas ficaram entre 30 e 40 mm de precipitação. 

Veja o mapa de precipitação dos últimos três dias em todo o Brasil: 

Três dias - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

No período de 11 até 19 de novembro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosféria Nacional (NOAA, na sigla em inglês), mostra chuvas para as regiões Sudeste e pontos da região Centro-Oeste do país. 

Segundo o NOAA, chuvas significativas devem atingir o leste Minas Gerais, com precipitação entre 90 e 100 milímetros em alguns pontos. Também são previstas chuvas na região Centro-Oeste do país. 

Já no período de 19 a 27 de novembro, o NOAA indica que as chuvas devem avançar ao sul do país, sobre tudo nas regiões de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. 

As chuvas também avançam um pouco para a região Nordeste do país, com chuvas entre 10 e 20 mm em alguns pontos, mas ainda não chegam até a área leste da região. 

Confira o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 11/11
 

Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Soja em nova Tebas (PR). Envio de Vinicius Costa
Soja em nova Tebas (PR). Envio de Vinicius Costa

Dia de campo na FAG em Cascavel (PR) Envio de Carlos Ribeiro
Dia de campo na FAG em Cascavel (PR) Envio de Carlos Ribeiro

Colheita trigo na Fazenda Boa Vista em Candói (PR). Envio de Gibran Araújo
Colheita trigo na Fazenda Boa Vista em Candói (PR). Envio de Gibran Araújo

Danos na soja devido ocorrência de chuva de pedra na região de Jataí (GO). Envio do engenheiro agrônomo Hildo Antônio
Danos na soja devido ocorrência de chuva de pedra na região de Jataí (GO). Envio do engenheiro agrônomo Hildo Antônio


Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram
 @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário