Tempo: Chuvas expressivas no Sul de Minas Gerais nesta 6ª feira

Publicado em 15/11/2019 10:16

LOGO nalogo

As próximas 24 horas serão de chuvas intensas para a região Sudeste do Brasil, sobretudo no sul de Minas Gerais, onde os produtores de café também vêm sofrendo com a irregularidade das chuvas. O modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica que chuvas entre 50 e 70 milímetros podem atingir a região. Entre esta sexta-feira e sábado também volta a chover no Centro-Norte de Minas Gerais, região onde uma massa de ar seco está predominando há duas semanas. 

Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, as chuvas acontecem devido a convergência de umidade que começa aumentar na região. "Tem um sistema frontal associado a um ciclone na superfície de São Paulo, atuando sobre o mar e ajudando a organizar esse canal de umidade", explica Olívio. As imagens de satélite do Inmet também indicam que um corredor de nuvem está formando na região do Amazonas, o que segundo Olívio, também contribui para as chuvas na região.

Olívio destaca que as chuvas mais significativas na região do café devem ser concentradas nesta sexta-feira. A partir de sábado, o sistema frontal avança e deve passar a chover na região Centro-Norte do estado. No sábado, são esperadas chuvas entre 40 e 50 milímetros de precipitação para essa região. Ainda na região Sudeste do país, são esperadas chuvas de até 60 mm para o Espírito Santo e entre 30 e 40 milímetros em São Paulo. 

Outras regiões 

No Centro-Oeste do país, as chuvas devem continuar acontecendo nesta sexta-feira. A estação chuvosa começa a se consolidar na região, especialmente no estado do Mato Grosso e as chuvas acontecem na região desde quinta-feira (14), devido a um canal de umidade que desce da região norte trazendo condições de chuvas.

Dados do Inmet indicam que no sul do Mato Grosso as precipitações devem ficar entre 16 e 30 milímetros nas próximas 24 horas.  Também são previstas chuvas, de volumes baixos, no Mato Grosso do Sul e Tocantins. Em Goiás, onde as chuvas ainda continuam irregulares, deve chover em todo o estado, mas também em baixos volumes. 

Não há previsão de chuvas para a região sul do país durante o final de semana. Após duas semanas de chuvas intensas e atrasos nos trabalhos nas lavouras, a tendência agora, segundo o Inmet, é que as chuvas avancem ao norte do país.

Veja o mapa de precipitação para as próximas 24 horas em todo o Brasil: 

24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas 

Nas últimas 24 horas os maiores volumes de precipitação foram registrados no Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

De acordo com dados do Inmet, no Mato Grosso do Sul foram registradas chuvas entre 20 e 50 milímetros. Os maiores volumes ficaram registrados no centro do estado. No Paraná, foram registradas precipitações de até 50 milímetros na regiões central e sul do estado. Santa Catarina teve o mesmo volume registrado na região norte. No Rio Grande do Sul, os volumes foram mais baixos, ficando entre 15 e 25 mm em todo o estado. No Rio de Janeiro os volumes registrados ficaram entre 50 e 80 milímetros. 

Veja o mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil: 

Inmet
Fonte: Inmet

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário