Chuvas expressivas na região sul do país a partir de 3ª feira; há condições para granizo

Publicado em 25/11/2019 10:56
Condição formada entre Argentina e o Uruguai avança ao Brasil e aumenta áreas de instabilidade

LOGO nalogo

Confirmando as previsões, a região sul do país deverá receber volumes significativos de chuvas nesta semana. A formação de uma nova frente fria entre a Argentina e o Uruguai, que avança ao Brasil e atua em conjunto com um sistema que já está atuando no Nordeste do país, deve fazer com que as áreas de instabilidade aumentem no sul do Brasil, podendo também trazer possibilidade de chuvas de granizo para a região. 

Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, o sistema deve começar atuar no sul do país entre a noite desta segunda e a manhã da terça-feira (26). "Acaba intensificando a umidade no Rio Grande do Sul onde está previsto alguns volumes bons, além de temporais, não se descarta a possibibilidade de granizo, produtores precisam ficar atentos com as condições", afirma alertando produtores rurais da região. 

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, no dia 27 os volumes mais expressivos são esperados no Rio Grande do Sul, onde há tendência para chover em todo estado, com destaque para o extremo sul, onde os volumes podem chegar até 70 milímetros de precipitação. Na mesma data, as chuvas também devem atingir o oeste de Santa Catarina com precipitações esperadas de até 40 milímetros. Também deve chover no Paraná, mas ainda com volumes mais baixos. 

Na quinta-feira (28), as condições avançam e passa a chover de maneira expressiva também em Santa Catarina e no Paraná. Dados do Inmet inficam que os volumes devem ficar entre 40 e 50 milímetros nos dois estados, enquanto no Rio Grande do Sul as chuvas dão uma trégua e os volumes tendem a ficar mais baixos neste período.  

Veja o mapa de precipitação prevista para o dia 28 na região sul do país: 

Sul - 28/11
 Fonte: Inmet 

Chuvas expressivas no Matopiba

As previsões indicam que chuvas volumosas tendem a chegar na região Nordeste do país nas próximas horas. Segundo o Inmet, uma frente está atuando de forma mais oceânica na altura do sul da Bahia, o que acaba intensificando o sistema de umidade em pontos dos quatro estados que compõem o Matopiba. "Hoje e amanhã ficam com o mesmo padrão e ao longo da semana, pelo menos áreas da Bahia e área mais sul do Maranhão e do Piauí, permanece com instabilidades", afirma Olívio. 

O modelo Cosmo do Inmet indica que os volumes mais significativos tendem a ser registrados a partir do dia 27. No Tocantins, são esperadas precipitações de de até 40 milímetros em alguns pontos do estado. Na região do Piauí os volumes tendem a ficar mais expressivos, sobretudo na área central do estado, onde os volumes devem ficar entre 40 e 60 milímetros. 

No mesmo período, também são esperados volumes significativos para o leste da Bahia. As condições indicam volumes entre 30 e 50 milímetros em alguns pontos. 

Veja o mapa de precipitação prevista para o dia 27 na região Nordeste: 

Nordeste - Inmet
Fonte: Inmet 

Últimos três dias

Nos últimos três dias os volumes mais significativos de chuvas foram registrados em pontos do Sudeste, Centro-Oeste e região Sul do país. 

No Sudeste, os volumes mais expressivos foram registrados em Minas Gerais, onde foi registrada chuva em todo o estado, com exceção da regiã norte, onde uma massa de ar seco segue predominante. Na região leste do estado, os volumes ficaram entre 30 e 60 milímetros de precipitação. Na divisa com Goiás, os acumulados foram de 60 mm. 

No Centro-Oeste os volumes foram registrados em Goiás e no estado do Mato Grosso. Em Goiás, os volumes mais expressivos foram registrados na região leste, entre 20 e 30 milímetros. 

Também choveu em quase todo o estado do Mato Grosso. Nos últimos três dias os maiores volumes foram registrados no oeste do estado, já na divisa com Rondônia, com até 60 milímetros de precipitação. Nas demais áreas do estado as chuvas ficaram entre 20 e 25 mm. 

Na região sul do país, os volumes mais expressivos foram registrados no Rio Grande do Sul, sobretudo nas áreas sul e leste do estado, com volumes entre 12 e 20 milímetros de precipitação.

No sul de Santa Catarina, os acumulados registraram 30 milímetros de precipitação. Também choveu no norte do Paraná, com volumes entre 20 e 30 milímetros de precipitação. 

Veja o mapa de precipitação nos últimos três dias em todo o país: 

Últimos três dias - Inmet
 Fonte: Inmet 

Miguel e Mariah em Antônio João (MS). Envio de Michel Martinhago
Miguel e Mariah em Antônio João (MS). Envio de Michel Martinhago

Foto em Dakota do Norte - EUA. Envio de Gustavo Philippsen
Foto em Dakota do Norte - EUA. Envio de Gustavo Philippsen​
Soja Fazenda Buriti em Sapezal (MT). Envido de Rodolfo D. Farias.
Soja Fazenda Buriti em Sapezal (MT). Envido de Rodolfo D. Farias
Campo Novo do Parecis (MT). Envio de Nivaldo Forastieri
Campo Novo do Parecis (MT). Envio de Nivaldo Forastieri

 

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram
 @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário