Final de semana com chuvas no Matopiba e tempo seco no Rio Grande do Sul

Publicado em 27/12/2019 09:45

LOGO nalogo

A previsão do tempo indica mais chuvas para a região do Matopiba. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as altas temperaturas e o final da passagem de um corredor de umidade leva condições de mais chuvas para a região e os maiores volumes tendem a ser registrados no Tocantins, sul do Maranhão, parte do Piauí e extremo oeste da Bahia. 

Produtores rurais da região estão apreensivos com a falta de chuva e temperaturas elevadas, o que tem gerado insegurança quanto ao desenvolvimento da safra 19/20.  De acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, as condições tendem a permanecer assim durante todo o final de semana na região. 

O modelo Cosmo do Inmet indica que nas próximas 48 horas, as precipitações devem ficar entre 20 e 40 milímetros no Tocantins. A previsão também indica bom volumes nos demais estados do Matopiba, com exceção do Piauí onde as precipitações tendem a ser mais baixos. 

Já na região sul do país, a situação é oposta e não há previsão de chuvas para o final de semana. "Há a formação de uma frente fria próximo ao Rio Grande do Sul durante o final de semana, mas ela avança para o oceano e não há previsão de chuvas durante os próximos dias", afirma Heráclio. 

De acordo com o Inmet, a atuação de um vórtice ciclônico na região impede que as condições de chuvas avancem na região. Produtores de munícipios de Lagoa Vermelha e Ibirubá também vêm sofrendo com a falta de chuva na região. Segundo produtores rurais, a região está há mais de 30 dias sem chuvas significativas. 

"Tem problemas, tem perdas em lavouras de milho, perdas em potencial produtivo para a soja", destacou  Vlamir Brandalizze, analista de mercado da Brandalizze Consulting. Segundo o analista, já se fala em quebra de cerca de 200 mil toneladas do potencial produtivo do estado.  

O modelo Cosmo do Inmet indica chuvas expressivas para o Rio Grande do Sul apenas no dia 31 de dezembro. Segundo os mapas, as previsões indicam volumes entre 20 e 40 milímetros na próxima terça-feira. Também no dia 31 há previsão de chuvas para Santa Catarina e Paraná, mas em volumes mais baixos. 

Centro-Oeste

As previsões indicam chuvas em grande parte do Centro-Oeste do país. Segundo a Climatempo, as chuvas acontecem devido ao calor intenso e alta umidade da região. "O ar fica seco em algumas áreas de Mato Grosso do Sul afastando a chuva nos últimos dias de 2019", destaca a Climatempo. 

O Modelo Cosmo do Inmet indica bons volumes de chuvas para todo o Mato Grosso, Tocantins e parte do Goiás. Segundo o meteorologista, apenas a região leste de Goiás não tem previsão de chuvas durante o final de semana. 

"Há risco de chuva forte também no centro-norte de Goiás,  no Distrito Federal e em praticamente todo Mato Grosso. Já no norte e oeste de Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, a chuva pode ter de moderada a forte intensidade, mas em pequenas áreas", destaca a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação em todo o Brasil nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Altas temperaturas

O meteorologista destacou ainda que as temperaturas tendem a ficar elevadas em todo o país nos próximos dias. Segundo Heráclio, apesar do calor intenso e temperaturas acima da média em algumas regiões, as condições ainda são características do Verão e ainda não se trata de uma onde de calor. 

Segundo dados do Inmet, no sul do país as máximas previstas devem ficar entre 30 e 34 graus, ficando as altas mais expressivas previstas para o Rio Grande do Sul. 

O Sudeste do país também tende a ficar com as temperaturas entre 28 e 30ºC nos próximos dias, sobretudo no oeste de São Paulo e Minas Gerais. 

Veja o mapa de previsão de temperatura em todo o Brasil nas próximas 24 horas: 

Mapa temperatura - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário