Volume de chuvas favorece plantio e desenvolvimento das lavouras, diz Conab

Publicado em 30/12/2019 16:11

São Paulo, 31 - As principais regiões produtoras de grãos no Brasil foram favorecidas pelas chuvas na primeira quinzena deste mês, informa a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A umidade adequada do solo permitiu o prosseguimento do plantio e o bom desenvolvimento dos cultivos de verão. Já no Piauí e no oeste baiano, a baixa umidade do solo tem atrasado o avanço da semeadura da soja, segundo a estatal.

"A irregularidade das precipitações no Rio Grande do Sul afetaram as lavouras de milho que estão em fase de enchimento dos grãos, bem como as lavouras tardias de soja", diz.

PREVISÃO DE CHUVA PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS NO BRASIL - INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 05 do INMET (30/12/2019)

 
 
A previsão de chuva entre os dias 30 de dezembro e 05 de janeiro de 2020 é apresentada na Figura 1. Observa-se que os maiores volumes de chuva estão previstos para o sul do estado do Amazonas e Pará, norte do Mato Grosso, centro-norte de Goiás, norte de Minas Gerais, Espírito Santo, região do MATOPIBA e Centro-Sul baiano, com totais variando entre 80 e 130 mm (Figura 1). Não há previsão de chuva significativa para a metade leste da Região Nordeste e para a Região Sul.
 
 
 
 
Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET. 
 
 
 
A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 06 e 12 de janeiro de 2020. Nesse período, observa-se que os volumes de chuva são mais modestos, com totais entre 50 e 100 mm no Mato Grosso, sul do Amazonas e do Pará e no norte do Tocantins. Nesse período, as chuvas deverão variar entre 25 e 45 mm no norte da Região Nordeste, e entre 40 e 90 mm no sul de Minas Gerais, Norte do São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e oeste do Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul. Nas outras áreas do país, o modelo indica volumes inferiores a 25 mm (Figura 2).

 

 

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: NCEP. 

 

Chuvas beneficiam culturas de verão segundo Boletim de Monitoramento Agrícola da Conab

As principais regiões produtoras de grãos no Brasil foram favorecidas pelas chuvas na primeira quinzena deste mês. A umidade adequada do solo permitiu a continuidade da semeadura e o bom desenvolvimento dos cultivos de verão. É o que demonstra o último Boletim de Monitoramento Agrícola, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No entanto, o estudo mostra que, especialmente no Piauí e no oeste baiano, a baixa umidade do solo tem atrasado o avanço da semeadura da soja. A irregularidade das precipitações no Rio Grande do Sul afetaram as lavouras de milho que estão em fase de enchimento dos grãos, bem como as lavouras tardias de soja.

Já no Centro-Oeste,  o Índice de Vegetação (IV) das regiões monitoradas está  em ascendência.  Mas segundo o Boletim, principalmente em Mato Grosso do Sul e Goiás, os mapas apresentam ainda áreas com anomalias negativas, devido à diferença no calendário. Somente no estado de Mato Grosso este efeito tem sido menor.

Na região Sudeste, especialmente em Minas Gerais, também observa-se uma predominância de áreas com anomalias negativas. Isso se deve ao atraso no início da semeadura da soja na safra atual. Nota-se, nas demonstrações, que a média ponderada do IV está em sentido crescente.

A análise do boletim demonstra, na região Sul, que o Paraná aparece com anomalias positivas,  exceto em partes do oeste, centro ocidental e sul e norte pioneiro do estado.  Nas demais regiões do estado e em Santa Catarina, predominam as anomalias positivas que mostram as boas condições de desenvolvimento dos cultivos. E no RS, as anomalias negativas, na região central, devem-se talvez ao atraso no período de semeadura da soja e início da fase de enchimento de grãos e maturação do milho primeira safra.

Confira os dados completos no Boletim de Monitoramento dos Cultivos de Verão Dezembro/2019.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agencia Estado/Conab/INMET

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário