Previsão indica chuvas expressivas para o Centro-Oeste nesta 4ª feira

Publicado em 08/01/2020 10:31

As previsões indicam que as próximas 24 horas serão de chuvas intensas para o Centro-Oeste do país, sobretudo na região norte do Mato Grosso, onde as precipitações podem chegar a 60 milímetros. 

As chuvas acontecem devido o aumento das áreas de instabilidade e a alta umidade que aumentam na região e atuam junto com a passagem de uma frente fria na região. Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas demais áreas do Mato Grosso são esperadas precipitações entre 20 e 30 mm. 

Também há previsão de chuvas para o Mato Grosso do Sul, onde são esperadas precipitações entre 30 e 40 milímetros, ficando os maiores volumes esperados para o sul do estado. Já em Goiás as previsões também indicam condições de chuvas, porém em volumes mais baixos.  

"O centro-sul de Goiás, incluindo Goiânia, o centro sul e leste de Mato Grosso do Sul , incluindo Campo Grande, têm risco de temporais nesta quarta-feira", afirma a Climatempo.

Os mapas indicam mais chuvas para o Tocantins e Maranhão nas próximas 24 horas. Segundo o Cosmo, na região do Matopiba os volumes tendem, mais uma vez, a serem mais expressivos no Maranhão com precipitações previstas entre 20 e 30 milímetros. 

Já no Tocantins, apesar dos mapas indicarem chuvas para todo o estado, os volumes tendem a ser mais baixos, podendo acontecer temporais ao longo do dia. 

A partir de sexta-feira (10), os mapas indicam volumes expressivos para o Piauí, onde são esperadas chuvas com até 50 mm em alguns pontos. Também a partir de sexta os volumes voltam a ser mais expressivos no oeste da Bahia, região de produção agrícola e que os produtores enfretam dificuldades pela irregularidades da estação chuvosa. 

"As nuvens carregadas da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical estão sobre a costa norte do Nordeste e vão influenciar boa parte do Maranhão, Piauí, Ceará, áreas de agreste e sertão", afirma a Climatempo. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 

 

Últimas 24 horas 

Nas últimas 24 horas choveu de maneira expressiva em todo Maranhão, segundo dados do Inmet os acumulados registrados ficaram entre 20 e 30 milímetros de precipitação em todo o estado, ficando os maiores os volumes para a região norte, região onde os acumulados ficaram entre 40 e 50 mm. 

Ainda na região do Matopiba, também choveu no Piauí, com precipitações entre 25 e 30 mm em todo o estado. Já no Tocantins choveu em todas as regiões, com precipitações também entre 25 e 30 mm. Na Bahia, os volumes foram baixos para região oeste, área de produção agrícola, mas o centro-sul do estado teve pontos com até 30 mm de precipitação. 

Confirmando as previsões, choveu ainda no extremo sul do Mato Grosso do Sul, onde os volumes ficaram entre 30 e 40 milímetros de precipitação. Na região sul do país choveu apenas no oeste do Paraná, com acumulados entre 30 e 40 mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo Brasil: 


Fonte: Inmet 
 


Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​


Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​


Aplicação de inseticida em Augusto Pestana (RS). Envio de Paulo A. A. Jr​


Soja TMG 7260 em Palma Sola (SC). Envio de Leandro Paetzold​

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inmet mantém previsão de calor intenso e parte do Brasil e tem alerta vermelho para chuvas no Sul
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil