Tempo: Semana inicia com chuvas volumosas no Matopiba; Tocantins tem alerta para temporais

Publicado em 09/03/2020 09:40 e atualizado em 09/03/2020 10:32

As previsões indicam um início de semana com muita chuva para o norte do país, sobretudo para a região do Matopiba nas próximas 24 horas. As chuvas acontecem devido à Zona de Convergência Intertropical e à circulação de ventos sobre o Brasil. 

Segundo a Climatempo, entre esta segunda e terça-feira (10), os maiores volumes tendem a ser registrados Maranhão, Bahia, Piauí e também no Ceará. Ainda de acordo com a Climatempo, a previsão é de que os volumes fiquem mais baixos a partir de quarta-feira em toda a região. 

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica chuvas volumosas em todo o Maranhão, com precipitação de 40 milímetros em todo o estado, podendo ser registrados acumulados de até 70 milímetros em algumas áreas. As mesmas condições são esperadas para o Piauí, sendo os maiores volumes esperados para o oeste do estado. 

Já no Tocantins, o modelo indica os maiores volumes para o norte do estado, com precipitação entre 20 e 40 mm. Nesta região, a segunda-feira tem ainda alerta para novos temporais para parte do Tocantins e Pará. "O céu também fica encoberto e chove várias vezes em áreas do sul do Amazonas, no Acre e em Porto Velho. Nas demais áreas da Região, com exceção de Boa Vista e do oeste do Amapá, chove de forma isolada a partir da tarde", destaca a Climatempo na previsão para terça-feira. 

Também chove no oeste da Bahia, com acumulados previstos entre 20 e 30 milímetros. A tendência é que os volumes fiquem mais expressivos nas próximas 36 horas, podendo ser registradas chuvas mais expressivas com até 60 milímetros de precipitação. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 24 horas no Matopiba:


Fonte: Inmet 

Já para a região sul do país, a previsão continua indicando tempo firme e sem condição de chuvas para todos os estados. A irregularidades das chuvas no Rio Grande do Sul trazem prejuízos para produtores de todo o estado. Em reta final de desenvolvimento da soja, produtores precisam de chuvas que além de volumosas, também sejam regulares. 

De acordo com meteorologistas, em ano de neutralidade é natural que o extremo norte do país receba volumes expressivos e o extremo sul passe por um período de seca. De acordo com produtores, a quebra de produtividade da soja já ultrapassa os 30% em algumas regiões do estado e o milho também já contabiliza perdas consolidadas. 

Segundo a Climatempo, uma massar de ar seco e além de ficar sem chuvas, o Rio Grande do Sul deve ter temperaturas elevadas nesta segunda. "Nas áreas do sul gaúcho há possibilidade para chuviscos e o forte calor vai dar uma trégua", destaca. 

Veja a previsão de precipitação para todo o país nas próximas 93 horas: 

 


Fonte: Inmet 
 


Igor Gabriel e João Miguel acompanhando a colheita do avô Adelar Capoani, em Santo Antonio Do Sudoeste (PR). Envio por Adelar Capoani


Soja em Macapá (AP). Envio pelo produtor Luiz Henrique Weber​


Imagem de Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamorano​


Imagem de Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamorano​


Fotografia em Água Santa (RS). Envio do engenheiro agrônomo Felipe Zanandrea​

 

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sem trégua nas chuvas: Barragem rompe no RS; Inmet estende alerta vermelho até amanhã
Extremos: RS em calamidade pública e com previsão de mais chuva, enquanto Centro-Oeste tem onda de calor
Temporais devem avançar sobre Santa Catarina
Chuvas extremas provocam enchente histórica no Vale do Taquari
Com 8 mortes confirmadas e desaparecidos, RS continua com tempo severo e deve receber mais chuva