Semana começa com mais chuvas para o Matopiba; volta a chover no RS nos próximos dias

Publicado em 16/03/2020 10:20 e atualizado em 16/03/2020 11:03

A semana inicia com muita chuva para Centro-Norte do país, mais uma vez com destaque para áreas de produção agrícola na região do Matopiba. As previsões apontam ainda a possibilidade do avanço de uma nova chuva para o Rio Grande do Sul no meio da semana. 

Segundo a meteorologista Naiane Araújo, vários fatores influenciam as chuvas na região Norte do país, entre eles estão a Zona de Convergência em forte atuação, umidade elevada e ventos nos altos índices da atmosfera. Todos os sistemas, de acordo com Naiane, são característicos da estação. 

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta precipitações entre 20 e 40 milímetros nas próximas 24 horas no Maranhão e parte do Piauí. Os modelos apontam ainda chuvas de até 30 mm para no norte do Tocantins. Há possibilidade de chuvas também para o oeste da Bahia, porém com volumes mais baixos quando comparados com as demais áreas do Matopiba. 

Os volumes devem ser ainda mais intensos no estado do Pará, onde são esperados acmulados de até 60 milímetros em algumas regiões. Também chove nas demais áreas do estado, porém com volumes entre 20 e 30 milímetros de precipitação.

Os mapas apontam ainda a aproximação de uma nova frente deve avançar para o sul do país, podendo voltar a chover no Rio Grande do Sul onde produtores enfrentam problemas severos devido à falta de chuva e altas temperaturas. 

Segundo a meteorologista, as chuvas devem manter o que vem acontecendo desde o início do ano, sem volumes expressivos e de maneira irregular em todo o estado. As chuvas devem chegar na região entre quarta e quinta-feira desta semana.

"O sistema passa rápido pelo Rio Grande do Sul e depois já avança para Santa Catarina e Paraná", destaca a meteorologista. Os volumes, de acordo com o Cosmo, tendem a ficar entre 40 e 50 mm no RS.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 
 

Últimos três dias 

Nos últimos três dias os maiores volumes de chuvas foram registrados no norte do país. 

De acordo dados do Inmet, Tocantins registrou 125 mm na área norte do estado e cerca de 20 e 25 milímetros nas demais regiões. No Centro-Oeste foram registradas chuvas de até 30 mm no Mato Grosso e Goiás. 

Veja o mapa de precipitação acumulada em todo o país nos últimos três dias: 


Fonte: Inmet 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Emater/RS-Ascar: Enfrentando desafios climáticos com resiliência e planejamento estratégico
Sem trégua nas chuvas: Barragem rompe no RS; Inmet estende alerta vermelho até amanhã
Extremos: RS em calamidade pública e com previsão de mais chuva, enquanto Centro-Oeste tem onda de calor
Temporais devem avançar sobre Santa Catarina
Chuvas extremas provocam enchente histórica no Vale do Taquari