Passagem rápida de frente fria aumenta chances de geadas na próxima madrugada no sul

Publicado em 02/06/2020 10:34 e atualizado em 02/06/2020 11:09

A passagem da primeira frente prevista para essa semana no sul do país já ganhou intensidade e pode derrubar as temperaturas na próxima madrugada, aumentando as chances de geadas nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na próxima madrugada. 

Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (2), a chuva tende a passar de maneira muito rápida pelo Paraná, com previsão de precipitação entre 20 e 30 milímetros de precipitação. "Essa primeira chuva passa de maneira muito rápida pela região e amanhã (quarta-feira) já aumenta as chances de geadas", destaca Olívio. 

A passagem desta frente fria também leva chances de chuvas para o extremo sul de São Paulo, com até 50 mm em algumas áreas. As demais regiões do estado não devem receber chuvas volumosas. Também há previsão de chuvas para o Mato Grosso do Sul, também com volumes baixos. 

As previsões atuais para o sul do país chamam atenção, levando em consideração que toda a região passou por severos períodos de estiagem desde o ano passado. Os modelos meteorológicos apontam chances de mais chuvas, devido a aproximação de uma nova frente fria entre quinta e sexta-feira (5). "A partir de sexta-feira a nova frente tem mais força e o final de semana será de chuvas com volumes interessantes para o Rio Grande do Sul", destaca. 

Veja o mapa de precipitação prevista para sexta-feira (5) em toda a região sul do país: 


Fonte: Inmet

 

De acordo com o modelo Cosmo, são esperadas chuvas entre 20 e 40 milímetros de precipitação para todo o Rio Grande do Sul na sexta-feira. Algumas áreas, podem inclusive, registrar precipitação entre 50 e 60 mm. Os mapas indicam ainda que a partir de domingo, deve passar chover também de maneira expressiva em Santa Catarina e no Paraná, com precipitação entre 20 e 40 milímetros de precipitação. No Paraná, os volumes mais altos devem ser registrados no sul do Paraná. 

Olívio chama atenção para o início da próxima semana, que pode ter quedas mais expressivas na temperatura. De acordo com o meteorologista, é esperado que já no domingo as temperaturas fiquem entre 5 e 6 graus mais baixos, devido as áreas de instabilidade, com previsão de baixas mais expressivas na segunda-feira (8). 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 


Colheita de soja no (RS). Enviada Marines Mazzon​


Cenoura na região de São Gotardo (MG). Envio de Johnn L. Oliveira​


Nabo forrageiro, cobertura de solo para semeadura do trigo em Irineópolis (SC). Envio de Jair Hauffe​


Semeado Trigo em Ijuí (RS). Envio de Ronaldo Bazzan​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul