Tempo: Fim de semana tem previsão de muita chuva para região sul do país

Publicado em 05/06/2020 10:13 e atualizado em 05/06/2020 11:37

Os modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o final de semana será de muita chuva para o Rio Grande do Sul. A aproximação de uma frente fria ganha força, aumentando os volumes e uma massa de ar frio deve entrar em atuação no domingo (7) a noite, derrubando as temperaturas em todo o sul do país. 

De acordo com o modelo Cosmo, nesta sexta-feira (5) também chove em Santa Catarina e no Paraná. Os volumes mais expressivos são esperados para áreas do oeste e sul dos dois estados, com precipitação entre 20 e 30 mm. Chove nas demais regiões, porém em volumes mais baixos. 

As previsões indicam que os volumes mais expressivos devem acontecer em todo o Rio Grande do Sul. A tendência é que a chuva fique entre 20 e 40 mm de precipitação. O Cosmo indica ainda que em pontos da região central e região oeste, os volumes podem ultrapassar os 60 mm ao longo desta sexta-feira. 

Veja o mapa de previsão de precipitação prevista para todo o país nas próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

A passagem da frente fria deve acontecer de maneira rápida e no domingo os volumes já começam a ficar mais baixos em toda a região, com previsão de precipitação entre 20 e 30 milímetros de precipitação. A tendência é que os mesmos volumes sejam registrados em Santa Catarina e no Paraná. 

Para o início da próxima semana, são esperadas temperaturas mais baixas para todo o sul do Brasil. Segundo o Inmet, após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio deve entrar em atuação, despecando as temperaturas, sobretudo em Santa Catarina e no Paraná.

O modelo do Inmet para previsão de temperatura, indica que a miníma prevista nesta sexta-feira deve ficar entre 14 e 16 graus e no domingo as minímas devem ficar entre 4 e 6 graus no sul do Paraná e nirte de Santa Catarina. Geadas não estão descartadas e podem voltar acontecer. 

Veja o mapa de atuação prevista da massa de ar frio e temperaturas nos próximos dias: 


                   Mapa de massa de ar frio (Fonte: Inmet) 
        
Mapa de massa de temperaturas (Inmet)

Previsão estendida para todo o Brasil: 

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) indicam chuvas expressivas para o Rio Grande do Sul até o próximo dia 13 de junho. Segundo os modelos americanos, os volumes devem ficar acima de 100 mm no período. Também continuam previstas chuvas para Santa Catarina e áreas do Paraná. Já para as demais regiões do país, o NOAA segue indicando o período de estiagem, sem previsão de chuvas para as demais áreas. 

Já no período entre dia 13 e 21 de junho, os volumes devem ficar mais baixos em todo sul do país. Continuam previstas chuvas para o Rio Grande do Sul, com volumes entre 40 e 60 milímetros de precipitação. Santa Catarina e Paraná também podem ter chuvas neste período. As demais regiões se mantêm sem previsão de chuvas. .

Veja o mapa de previsão estendida: 


 

Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA


Algodão em São José do Rio Claro (MT). Envio Deivid Rozendo


Milho em Rio Verde (GO). Envio de Lia Katzer​


Trigo sobre palhada de nabo em Pranchita (PR). Envio Célio Spillari​
 

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia

 


 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil