Últimos dias do Outono: Temperaturas sobem em todo Brasil e principais regiões de produção agrícola ficam sem chuvas

Publicado em 17/06/2020 10:55 e atualizado em 17/06/2020 14:56

Os últimos do Outono terão temperaturas mais altas nas principais regiões produtoras do Brasil. Após a passagem de sistemas que elevaram os volumes de chuvas no sul do país, toda a região terá uma trégua e a tendência é que as temperaturas subam nos três estados, diminuindo assim as possibilidades de geadas. Além disso, o produtor que esperar uma pausa nas chuvas, poderá dar continuidade ao plantio de trigo no Rio Grande do Sul. 

Segundo o mapa de previsão de temperatura Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), no período entre 17 e 25 de junhos, a temperatura deve ficar entre 18 e 22 graus no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para as próximas 24 horas, os modelos de previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicam temperaturas minímas entre 16 e 20 graus no Rio Grande do Sul.

Veja o mapa de previsão de temperatura do NOAA: 


Já no extremo norte do estado e leste de Santa Catarina e Paraná, as temperaturas podem ficar um pouco mais baixas, com mínimas previstas entre 12 e 14 graus. O Inmet prevê ainda que a partir de sexta-feira (19), a temperatura deve subir ainda mais, com previsão entre 24 e 26 graus nos três estados. 

O período de estiagem no Brasil Central também eleva as temperaturas no Centro-Oeste. De acordo com os modelos, no Mato Grosso devem ser registradas as temperaturas mais elevadas, entre 34 e 36 graus. A mesma temperatura é esperada para o Mato Grosso do Sul. A condição se repete para todos os estados do Matopiba, com destaque para Tocantins, Maranhão e Piauí, onde podem ser registradas máxima de 36 graus. 

Já no Sudeste, Minas Gerais deve registrar mínima entre 22 e 26 graus em todas as regiões do estado. O tempo estável favorece a colheita do café, que já está em 16% no sul mineiro, segundo dados da Cooxupé. São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, não devem ultrapassar os 26ºC.  

Veja o mapa de previsão de temperatura do Inmet para os próximos dias: 


Fonte: Inmet 

 

Segundo as previsões do NOAA, o frio pode voltar ao sul do Brasil entre 25 de junho e 3 de junho. Para o período, o modelo apresenta máximas de até 10 graus em toda a região. A tendência é que as temperaturas fiquem mais amenas também no Sudeste, com mínimas de 16 graus em algumas regiões. Vale lembrar que o inverno começa oficialmente no dia 20 de junho, próximo sábado, em todo o Brasil.

Veja o mapa de previsão de temperatura para o período entre 25/06 e 03/07:


Fonte: NOAA 


Campo de Girassol em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Milho em Cidade em Assis (SP). Envio de Roberto Figliano​


Milho em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! 
Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia


 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo trabalha com liberação de R$1,3 bilhão em emendas para o RS
Alerta para chuvas fortes no extremo sul gaúcho; Climatempo prevê ciclone extratropical ainda nesta semana
Ministros do Conselho Agrícola do Sul se pronunciam sobre enchentes no RS
Número de mortos por chuvas no RS sobe para 90; há 132 desaparecidos
Câmara aprova reconhecimento de calamidade no Rio Grande do Sul