Estiagem é mais severa no Brasil Central: Regiões já têm mais de 100 dias sem chuvas

Publicado em 19/06/2020 11:26 e atualizado em 19/06/2020 18:08

Apesar da temporada de estiagem ter começado oficialmente apenas há alguns dias no Centro-Norte do Brasil dados coletados pela estações meteorológicas automáticas do Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicam que algumas cidades já enfrentam mais de 100 dias sem chuvas expressivas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste da Bahia. Vale lembrar que como a estação chuvosa atrasou para começar de fato nas regiões de produção agrícola no ano passado, a irregularidade das chuvas desde o final do ano passado, mostram que o período de chuva foi mais curto neste ano. 

Os dados do Inmet mostram que Rondonópolis/MT já acumula 110 dias sem chuvas. No caso do Mato Grosso do Sul, os volumes mostram que mais cidades foram atingidas pela irregularidade ou falta de chuvas. Segundo Andrea, Chapadão do Sul/MS registrou a última chuva em 20 de janeiro de 2020, acumulando assim 151 dias sem chuvas. São Gabriel do Oeste, também no MS, não recebe chuvas há 90 dias, Aquidalana/MS acumula 118 dias sem chuvas. 

No estado de Goiás, os números também chamam atenção da meteorologista. Em Bela Vista/GO já são 139 dias de estiagem. Mais ao norte do Brasil, Campos Lindos do Norte/TO acumula, até esta sexta-feira (19), 104 dias sem registros expressivos. Já no oeste da Bahia, importante região de produção agrícola do estado, o município de Barreiras já tem 137 dias de estiagem. 

"É importante ressaltar que os dados são coletados nas estações e que cidades próximas podem ter recebido alguma chuva. Ainda assim, chama atenção porque nos mostra que a estiagem está acima da climatologia prevista", afirma Andrea. Ainda de acordo com a meteorologista, a tendência é que a partir de julho a estiagem seja ainda mais intensa em todas as regiões. 

O mapa de estiagem agrícola, disponibilizado pela Agritempo e atualizado até a última quinta-feira (18), confirma o período de estiagem agrícola mais intenso em áreas do Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Segundo os mapas, o estado do Goiás tem a situação mais crítica, seguido da Bahia e áreas do Mato Grosso.

Os dados indicam ainda que Minas Gerais já tem 30 dias sem chuvas volumosas e em São Paulo o cenário é mais confortável, entre 10 e 20 dias. Diferente do que aconteceu durante a estação chuvosa, os volumes na região sul do país chamam atenção. Frequentes chuvas pela região diminuíram os impactos da falta de chuva nos três estados.  

Confira o mapa de estiagem agrícola: 


 


Falando em disponibilidade de água no solo, na média para o período entre 14 e 18 de junho, o Rio Grande do Sul chama atenção. Segundo a Agritempo, o estado acumula 80 milímetros. Os números para Santa Catarina ficam entre 60 e 80 mm e no Paraná entre 40 e 60 mm. 

No Centro-Oeste, o volume é mais baixo no Mato Grosso e Goiás, com precipitação negativa de -20 mm. No Mato Grosso do Sul, a disponibilidade é menor no norte do estado, já no Centro-Sul do MS os volumes continuam positivos, com até 40 mm.

No Sudeste a disponobilidade de água no solo é a mais positiva do país. Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, registram uma média entre 40 e 60 mm. Apenas o norte de São Paulo conta com um volumes mais baixo, com -20mm. Já no Matopiba, Tocantins, oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí ficam com volumes 40 mm e -20mm.

Confira o mapa de disponibilidade de água no solo até 18/06: 


Fonte: Agritempo

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inmet mantém previsão de calor intenso e parte do Brasil e tem alerta vermelho para chuvas no Sul
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil