Antes da chuva: Temperaturas sobem em todo Brasil e sul do país terá dias quentes

Publicado em 23/06/2020 10:20 e atualizado em 23/06/2020 13:11

As previsões mais recentes do Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que as chuvas devem retornar ao sul do país ainda nesta semana. O sistema, no entanto, ainda está em formação pelo Uruguai e os volumes mais significativos devem ser registrados apenas a partir de quinta-feira (25) no Rio Grande do Sul.

Até lá, o que chama atenção nos mapas é que as temperaturas devem se elevar em todo o país, inclusive nos três estados da região sul. Vale lembrar que as previsões anteriores já indicavam um começo de Inverno com temperatura mais elevada em todas as regiões em 2020.

Segundo o modelo de previsão de temperatura do Inmet, as temperaturas já começam a subir nas próximas 24 horas no Rio Grande do Sul, com mínimas entre 18 e 20 graus. A previsão é a mesma para Santa Catarina e Paraná. "O sol forte e o ar seco predominam sobre a Região Sul. Mas a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai volta a ter pancadas de chuva  por causa da passagem de uma frente fria pelo mar,  e da intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina", destaca a Climatempo. 

A tendência é que na quinta-feira (25), antes da chuva, as temperaturas fiquem ainda mais elevadas, podendo ser registradas até 30ºC em algumas regiões do Rio Grande do Sul. Nesta data, para Santa Catarina e Paraná, os termômetros devem ficar entre 22 e 26 graus. "Enquanto  a chuva não vem,  o calor aumenta nos três estados da região sul do Brasil.  temperaturas acima dos 30°C poderão ser observadas nesta terça-feira.  A região da grande Porto Alegre tem calor em torno dos 30°C", afirma a previsão da Climatempo.

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 

 

No Sudeste, apesar de leves altas, as tendência é que as temperaturas fiquem mais amenas quando comparado com as demais regiões. Segundo o Inmet, apenas o oeste de São Paulo deve ficar entre 26ºC e 28ºC. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo não deve ultrapassar a casa dos 22 graus. 

O ar seco segue predominante em quase todo o Brasil. Também na quinta-feira, no Centro-Oeste, podem ser registradas temperaturas de até 32ºC. Além disso, também é esperado que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 30% em algumas regiões. 

Veja o mapa com a umidade relativa do ar na última segunda-feira (22): 

Fonte: Inmet/Climatempo

 

A mudança de padrão na região sul deve começar acontecer a partir de quinta-feira (25). De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, as chuvas mais expressivas devem acontecer somente a partir de sexta-feira (26), com até 30 mm de precipitação no Rio Grande do Sul. 

Também na sexta-feira (26), as chuvas devem avançar para o norte do estado, atingindo ainda todas as regiões de Santa Catarina e centro-sul do Paraná. Para ambos os estados são esperados volumes entre 20 e 30 mm. A expectativa é que a chuva chegue até o sul do Mato Grosso do Sul. Produtores de milho da região contam as chuvas do final de semana para garantir um bom desenvolvimento do milho. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 


Colheita de Milho em Campo Novo do Parecis (MT). Envio de Nivaldo Forastieri​


Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro


Colheita de milho safrinha. Guarantã do Norte (MT). Envio de Tiago Daniel​


Heitor e Maria Eduarda olhando o gado no curral em Mineiros (GO). Envio de Beatriz Fusco​


Feijão na Fazenda Florada da Paineira em Planura (MG). Envio de Raulean Rocha​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! 
Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia
 


 

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil