Clima frio: Temperaturas começam a cair nesta 4ª no sul e geadas podem acontecer já na próxima madrugada

Publicado em 08/07/2020 10:41 e atualizado em 09/07/2020 09:20
Chuvas continuam previstas para áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Confirmando as previsões o sul do país registrou volumes expressivos de chuvas nas últimas 24 horas. Segundo dados coletados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nas últimas 24 horas foram registradas acumulados entre 120 e 200 mm de precipitação nas regiões oeste e norte do Rio Grande do Sul, extremo sul e leste de Santa Catarina. Já os ventos que eram previstos de acontecer com até 80 km/h, foram menos intensos, com 60 km/h. 

Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (8) o ciclone já tinha avançado para a costa leste de toda a região sul, minimizando as chances de grandes impactos nas próximas horas. Ainda assim, os modelos apontam que as condições de chuvas permanecem para algumas regiões. 

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, para as próximas 24 horas, devem ser registrados acumulados entre 20 e 30 mm nas regiões sul e leste do Rio Grande do Sul. Os modelos já mostram volumes mais baixos para Santa Catarina, onde deve chover de maneira mais expressiva em pontos da região oeste e sul, com até 30 milímetros de precipitação.

A previsão também indica possibilidade de chuvas para o extremo sul do Paraná, com até 20 mm de precipitação. Também pode chover no extremo sul do Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 


Fonte: Inmet 

 

Para a próxima madrugada, o Inmet prevê quedas de temperaturas para toda a região sul do país, com chances de geadas para parte oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, com intensidade fraca.O mapa de previsão de temperatura aponta um declínio de 4 graus para as três regiões, com a mínima prevista em 6 graus.

Veja o mapa de previsão de temperatura prevista para as próximas 93 horas em todo Brasil: 

Fonte: Inmet 


A tendência é que a massa de ar frio ganhe intensidade, derrubando ainda mais as temperaturas na sexta-feira (610). "Na sexta-feira é previsto geada geral para todo o sul do Brasil, com intensidade entre fraca e moderada", alerta Francisco. 

A massa de ar frio também deve atingir o extremo sul do Mato Grosso do Sul, com mínimas previstas entre 4 e 6 graus. Segundo o meteorologista, o declínio de temperatura também deve atingir o Sudeste do Brasil. "Podemos ter geadas com intensidade fraca no sudoeste de Minas Gerais", finaliza. 

Veja o mapa de massa de ar frio para os próximos três dias: 

 

  

 

 


 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)