Clima Frio: Semana começa com massa de origem polar intensa no sul e Inmet emite alerta para geadas

Publicado em 13/07/2020 10:39 e atualizado em 13/07/2020 13:26

LOGO nalogo

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicam que o começo da semana será com quedas nas temperaturas e chances de geadas de forte a moderada no Rio Grande do Sul. Também é esperado declínio na temperatura em Santa Catarina e no Paraná. Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a situação está sendo monitorada pelo Instituto, que já emitiu alerta laranja de geadas para a próxima madrugada em toda a região. 

Conforme era previsto, após as chuvas dos últimos dias uma massa de ar frio de origem polar ganha intensidade, com declínio de temperatura e com riscos potenciais para áreas de produção agrícola. "Risco de perda de plantações. Temperatura mínima entre 3ºC e 0ºC", afirma o Inmet. Além das geadas, o Inmet tem alerta de declínio de temperatura maior que 5 graus, tanto para o Rio Grande do Sul, como para Santa Catarina e Paraná. 

Veja os mapas de previsão de atuação da massa de ar frio: 

 

Massa de ar frio - Inmet - 1307Massa de ar frio - Inmet - 1307Massa de ar frio - Inmet - 1307Massa de ar frio - Inmet - 1307

 

O mapa de previsão de temperatura indicam que nas próximas 24 horas, as mínimas não devem ultrapassar os 6 graus em todo o Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, a previsão é de temperatura entre 10 e 14 graus. Já no Paraná, as mínimas devem ficar mais elevadas, com mínima prevista de 16 graus. O modelo ilustra ainda as quedas previstas para as próximas 36 horas, quando as mínimas devem ser registradas entre 0 e 2 graus em todo o Rio Grande do Sul, com quedas significativas também para Santa Catarina e Paraná.

"As temperaturas começam a cair já a partir de amanhã (terça-feira 14/07) e devem permanecer baixas até pelo menos quarta-feira. As chuvas na região sul do Brasil podem acontecer, mas de forma muito localizada", afirma Andrea Ramos. A tendência é que a massa de ar frio avançe também para parte do Sudeste e extremo sul do Mato Grosso do Sul. 

A Climatempo destaca que a massa de ar frio deve chegar em São Paulo já na terça-feira (14). "O tempo fica fechado, chove fraco a moderado ao longo do dia e a temperatura entra em acentuado declínio. O vento de sudeste vai aumentar a sensação de frio. A quarta-feira (15) também será um dia frio e bastante úmido. Só a partir de quinta-feira é que o sol volta a aparecer", afirma a previsão. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

Temperaturas - 93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

 


  

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário