Clima: Frente fria começa a se formar e previsão indica semana chuvosa para o sul

Publicado em 10/08/2020 10:24 e atualizado em 10/08/2020 11:46

Após um período sem chuvas, uma nova frente fria começa a se formar no oceano e as chuvas devem voltar acontecer no sul do país nesta semana. Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova frente fria está em formação no oceano e as chuvas devem entrar pelo extremo sul do Rio Grande do Sul na próxima manhã e aumentar os volumes durante a semana. 

Os volumes mais expressivos, segundo o modelo Cosmo do Inmet, devem começar acontecer a partir de quarta-feira (12), com chuvas na região central com precipitação entre 20 e 30 mm. A tendência é que ao longo da quarta-feira, os volumes fiquem mais intensos nessa área (com até 60 mm) e avance também para o norte do estado. 

As previsões indicam que as chuvas também chegam para Santa Catarina e Paraná. Os modelos apontam que em Santa Catarina, as chuvas também devem ser volumosas, entre 20 e 30 mm e atingir todo o estado a partir de sexta-feira (14). Já no final de semana, as chuvas devem ser ainda mais expressivas em SC, podendo ficar acima dos 60 mm em alguns pontos. A tendência é que chova em todas as regiões do Paraná, com precipitação entre 20 e 30 mm. 

Andrea destaca que apesar das chuvas volumosas para o sul do Brasil, o sistema deve ter força para avançar apenas para o sul do Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo. Para o Mato Grosso do Sul, as chuvas tender acontecer com maior intensidade, também entre 20 e 30 mm. Já em São Paulo, a tendência é de chuvas com volumes mais baixos. De acordo com o modelo, todo o Brasil Central deve continuar com tempo seco durante a semana. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

A meteorologista destaca ainda que as atenções continuam voltadas para o Centro-Oeste do Brasil. Não há previsão de chuvas para a região nos próximos dias, a temperatura deve continuar elevada e a umidade relativa do ar abaixo do ideal, aumentando os riscos de incêndio, além de ser prejudicial à saúde. 

O mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias, confirmam que nenhum estado do Centro-Oeste recebeu chuvas expressivas no período. Ainda de acordo com o modelo, apenas o sul do país e o leste do Nordeste tiveram o registro de chuvas. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias: 


Fonte: Inmet 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul
Sobe para 37 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
RS: Chuvas diminuem no final de semana, mas nova frente fria já aparece no radar, mantendo estado em alerta
Chuva acima de 100 milímetros atinge o norte do Rio Grande do Sul