Temporal atinge oeste de Santa Catarina em forma de tornado; Chuvas chegam ao PR

Publicado em 14/08/2020 20:53 e atualizado em 15/08/2020 06:18

LOGO nalogo

O Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina tiveram o dia marcado por cenas de destruição após um forte temporal atingir o estado na tarde desta sexta-feira (14). Segundo Losivanio de Lorenzi, os estragos ainda estão sendo contabilizados por produtores e ao que tudo indica, um novo ciclone bomba pode ter atingido a região. Já a empresa de meteorologia MetSul, afirma que tornados podem ter passado por SC. 

"Ainda não se sabe ao certo o que aconteceu, mas a imprensa fala em um novo ciclone bomba. Nós tivemos muitas casas destelhadas, caminhões tombaram nas estradas, as vias foram bloqueadas e há relatos de suinocultor que precisou tirar todos os animais da granja", afirma Losivanio. 

Apesar das previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já indicarem chuvas constantes para o sul do país para o final de semana, as chuvas torrenciais aconteceram em 2 horas e atingindo a várias cidades. De acordo com as primeiras informações, os ventos fortes atingiram cidades com distâncias de pelo menos 100 quilômetros. 

De acordo com dados da MetSul, foram atingidas cidades como Tangará, Água Doce, Lacerdópolis, Catanduvas e Ibicaré. "Os danos em Água Doce se concentraram principalmente na área central da cidade, inclusive com colapso de estruturas. Muitos estragos também no município catarinense de Tangará durante tempestade severa", destacou a publicação. 

Mais chuvas 

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que para o final de semana a tendência é de mais chuvas para todo o sul do Brasil. Para Santa Catarina, o Cosmo indica chuva constantes para as próximas 48 horas. Os volumes em algumas áreas do sul do Brasil podem ultrapassar os 60 mm. 

Veja fotos registradas em Santa Catarina nesta sexta-feira (14): 

 

Chuvas em SC - 1408Chuvas em SC - 1408Chuvas em SC - 1408Chuvas em SC - 1408Chuvas em SC - 1408

*Com apoio de Letícia Guimarães

METEOROLOGIA EMITE ALERTA PARA O PR

Grandes e intensas áreas de instabilidade associadas ao fluxo de ar úmido vindo do interior do continente e ao processo de formação de um sistema de baixa pressão atmosférica em superfície estão espalhadas pelo Sul do país nesta noite de sexta-feira.

Nesta noite de sexta-feira e ao longo da madrugada do sábado, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva forte e volumosa, acompanhada de raios, ventania e eventual queda de granizo de forma isolada no centro-norte e leste do RS, inclusive em Porto Alegre e em praticamente todas as regiões de SC, inclusive em Florianópolis, além do interior do Paraná.

A Climatempo alerta para o  risco de alagamento e rajadas de vento entre 60 e 80 km/h. Alerta válido até 9h deste sábado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário