Apesar de novas frentes, chuvas regulares no Paraná podem acontecer só na 2ª quinzena de outubro

Publicado em 23/09/2020 10:28 e atualizado em 23/09/2020 16:15
Produtor precisa estar atento ao La Niña, que pode cortar chuvas entre novembro e janeiro

Apesar do fim do vazio sanitário em 10 de setembro, o produtor da maioria das áreas sojicultoras do Paraná ainda não iniciou o plantio da safra 20/21, consequência da estiagem que atinge sobretudo a região norte do estado. Os modelos mais atualizados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não indicam chuvas expressivas para o Paraná até pelo menos o dia 30 de setembro. A tendência é que as chuvas fiquem mais frequentes na segunda quinzena de outubro, segundo o Inmet. 

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, para os próximos dias, uma nova frente fria deve levar chuvas expressivas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas ainda sem indicação de volumes para o Paraná. "Nós até podemos ter algumas chuvas pontuais no Paraná, mas ainda não se trata do retorno efetivo das chuva, com destaque para o norte do estado", afirma a meteorologista. 

A especialista reforça ainda que é caracterísitico da Primavera, estação de transição, que as frentes passem acontecer com mais frequência, mas por se tratar de um ano com influência do La Niña, a tendência é que os sistemas passem muito rápido pelo sul do país e se desloquem para o oceano. Com base nas últimas análises, o produtor precisa estar atento mesmo se as chuvas de Outubro se confirmarem, tendo em vista que o corte nas chuvas - por conta da La Niña, pode ter seu pico entre novembro e janeiro de 2021.

Já para os outros dois estados da região sul do Brasil, a tendência é que a nova frente comece avançar pelo Rio Grande do Sul a partir do dia 27, próximo domingo, com precipitação entre 30 e 60 milímetros, com destaque para o Centro-Sul do estado que deve receber os maiores volumes no domingo. 

O modelo Cosmo do Inmet indica ainda que o sistema terá força para avançar com intensidade para a Santa Catarina, também com volumes entre 50 e 60 mm. O extremo sul do Paraná pode receber chuvas pontuais entre domingo e terça-feira, dia 29. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 


Fonte: Inmet 

 

Os mapas de precitação acumulada nos últimos 30 dias do Inmet confirmam os baixos volumes de chuvas no Paraná. Segundo dados coletados nas estações meteorológicas, todo o estado recebeu apenas entre 10 e 20 mm de chuvas no último mês. Já o Rio Grande do Sul, teve acumulados entre 90 e 150 mm no mesmo período. Em Santa Catarina, os volumes ficaram entre 20 e 70 mm, sendo os menores volumes registrados no norte do estado.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias: 


Fonte: Inmet 
 

As previsões do modelo Cosmo do Inmet, vão de encontro com a previsão do modelo GFS, da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA). Para o período entre 23 de setembro e 1º de outubro, os mapas apontam chuvas mais volumosas apenas para o Rio Grande do Sul e áreas de Santa Catarina. 

Já para o período entre 1º e 09 de outubro, a tendência, segundo o NOAA, é de chuvas mais volumosas para o Centro-Leste do Rio Grande do Sul e avanço de volumes para Santa Catarina de maneira mais expressiva. No Paraná, o modelo segue indicando situação mais confortável para o extremo sul do Paraná, o norte do estado ainda deve ficar com a parcela mais baixa das chuvas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

 


Fonte: Inmet 


Mariópolis/PR Eng. Agrônomo João Paulo Bettin


Ribeirão Cascalheira-MT Foto de Vanderlei Secco

Vistoria em campo de produção de semente de aveia branca em Passo Fundo/RS Foto de Larissa Machado​


Palmas-PR Klebio e Greice Nazaro

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia


 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas
Frente causará chuva forte nas áreas de enchente da Grande Porto Alegre
Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil