Frente fria avança pelo sul e começa a quebrar bloqueio de massa de ar seco: Chuvas começam a chegar ao Sudeste e Centro-Oeste

Publicado em 08/10/2020 10:26 e atualizado em 08/10/2020 11:14

O intenso bloqueio atmosférico que atua sobre o Brasil desde semana passada vai começar a perder força nas próximas 24 horas, segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além da quebra do ar seco, a formação de uma frente fria no Sul do Brasil também vai enfraquecer a onda de calor, levando alívio nas temperaturas para todo o Brasil Central. 

De acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, a tendência é do avanço do novo sistema já nesta quinta-feira (8), aumentando as condições de chuvas para áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e leste do Paraná. O modelo Cosmo do Inmet, para as próximas 24 horas, prevê chuvas para o extremo norte do Rio Grande do Sul, com precipitação entre 20 e 30 mm.

Santa Catarina deve receber os maiores acumulados e em todas áreas do estado, com precipitação de até 50 mm em algumas áreas. Já no Paraná, os volumes mais esperados são previstos para o leste do estado, com precipitação entre 20 e 30 mm. O modelo indica condição de chuvas para as demais áreas do estado, porém com volumes bem mais baixos. 

A tendência é que a chuva chegue ainda nesta quinta-feira no extremo sul de São Paulo e comece avançar para as demais áreas do estado nos próximos dias, chegando também para os demais estados do Sudeste brasileiro. A previsão mostra ainda que todo o Centro-Leste de São Paulo pode receber chuvas no final de semana. A tendência é de permanência de tempo seco para todo o oeste paulista. 

Em Minas Gerais, os volumes mais significativos devem levar certo alívio apenas para o produtor de café do extremo sul mineiro, com precipitação entre 20 e 30 mm. Já no Rio de Janeiro, a tendência é de chuva volumosa para todas as regiões. "É esse sistema que vai começar a organizar um canal de umidade junto com o corredor da Amazonas e as chuvas começam a chegar em forma de tempestade no final de semana no Centro-Oeste", explica o meteorologista.

A partir de domingo, dia 11, o modelo Cosmo já mostra a formação do corredor de umidade de maneira mais efetiva no Centro-Oeste. Até as 10h25 (horário de Brasília), o Cosmo indicava uma semana de bons volumes para o Centro-Oeste e também áreas de Minas Gerais. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 


Fonte: Inmet 

Temperaturas devem cair com entrada do sistema 

De acordo com o meteorologista, a tendência é de um declínio nas temperaturas nos próximos dias no Brasil Central. "Com o avanço da frente, as máximas já caem no Sudeste. O Centro-Oeste ainda fica com as temperaturas elevadas, mas com tendência de diminuição no final de semana", afirma. 

Para as próximas 24 horas, o modelo de previsão de temperatura, indica máximas entre 36 e 38 graus para São Paulo e até picos de 40 graus para áreas de Minas Gerais. 

No Centro-Oeste, todos os estados continuam com previsão entre 38 e 40 graus e com umidade relativa do ar baixa nas próximas 24 horas. Já no sábado, as temperaturas para o Sudeste devem ficar entre 28 e 32 graus. O modelo também já indica um declínio para o Centro-Oeste, com máxima de 36 graus no dia 10.

A frente também deve amenizar as condições do Paraná, que vem registrando temperaturas acima dos 38 graus nos últimos dias. Segundo o Cosmo, com a passagem da frente fria, a tendência é de máxima entre 24 e 30 graus no próximo sábado.

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 


Pedras de granizo nos municípios de Itaiópolis e Papanduva em Santa Catarina 07-10-2020. Envio de Paulo Marcelo​


Safra 20/21 Cafelandia/PR foto de Alvaro Busetti​


Alfredo Wagne/SC Foto de Mauro Demarchi​


Pedras de granizo nos municípios de Itaiópolis e Papanduva em Santa Catarina 07-10-2020. Envio de Paulo Marcelo​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)