Inmet lança aplicativo com informações meteorológicas para o setor agrícola

Publicado em 21/10/2020 11:23


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou a versão do aplicativo SISDAGRO (Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária) para celular.

O aplicativo foi desenvolvido para apoiar usuários do setor agrícola em suas decisões de planejamento e manejo agropecuário. A plataforma atende aos técnicos agropecuários, produtores do setor agrônomo, bem como gestores governamentais que executem políticas públicas voltadas ao setor agrícola.

O sistema oferece informações meteorológicas registradas em uma rede de Estações do Inmet, bem como de dados obtidos por modelos de previsão numérica do tempo, referentes às variáveis: temperatura, precipitação, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento e radiação solar.

Além disso o usuário poderá acompanhar:

Graus Dia: O crescimento e desenvolvimento de cultivos, assim como o desenvolvimento de pragas estão relacionados com a temperatura do meio ambiente, sendo esta relação, baseada no conceito de graus-dia.

Conforto Térmico Bovino: O animal exige do meio em que habita condições satisfatórias para que seus processos fisiológicos não sejam afetados negativamente, repercutindo no rendimento obtido na produção de carne, leite, ovos, lã, etc.

Além do monitoramento Agrometeorológico, o SISDAGRO conta com a previsão de condições favoráveis à formação de geada, sendo classificadas como forte, moderada e fraca.

A versão já está disponível para o sistema Android, e em breve estará disponível para IOS.

 

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira q previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais
Chuvas vão se regularizar para soja do Brasil, riscos climáticos diminuem, diz Nottus