HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Meteorologia emite dois alertas; temporal entrando pelo Sul e ciclone formado no litoral do Sudeste

Publicado em 25/10/2020 15:42 e atualizado em 26/10/2020 10:13
Condições de tempo severo estão sendo previstas, e há possibilidade de ocorrência de ventos sobre o mar de até 35 nós (aproximadamente 65 km/h) com rajadas, entre a noite deste domingo (dia 25) e nos dias 26 e 27.

Um sistema frontal associado ao aprofundamento de uma área de baixa pressão atingirá o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai e criará condições para a ocorrência de chuvas fortes e/ou tempestades localizadas (com provável quedas de granizo) sobre o estado gaúcho desde a tarde/noite deste domingo, dia 25, com os temporais adentrando na segunda-feira, dia 26/10.

A meteorologia alerta também que as chuvas fortes poderão ser acompanhadas de rajadas de vento da ordem dos 80 km/h em algumas áreas.

Este sistema terá rápido deslocamento sobre o Rio Grande do Sul e ainda no dia 26/10 (segunda-feira) haverá possibilidade dos temporais com queda de granizo atingirem também, os Estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, o oeste e sul de São Paulo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) esclarecem que na segunda-feira (26/10), existem condições de ocorrência de chuva forte, com valores que podem atingir 100 mm em 24 horas no centro-leste de Minas Gerais (incluindo a capital), no Espírito Santo e no sul da Bahia.

Em função desses prováveis acumulados pluviométricos é alta a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra pontuais, assim como de eventos hidrológicos rápidos, como alagamentos de ruas ou transbordamentos de pequenos córregos nas regiões mencionadas. Estas chuvas fortes poderão vir acompanhadas de rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Meteorologia oficial emite alerta sobre formação de ciclone no litoral do RJ, ES e Sul da Bahia

Haverá também, durante o final de semana, a formação de um sistema ciclônico sobre o Oceano Atlântico ao sudeste dos Estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo que, de acordo com Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), poderá deixar o mar agitado, com ondas, em alto-mar, com alturas previstas de até 4,0 metros. (ver nota abaixo)

fig2_nota_tec.png

                                                             Mapa dos possíveis ventos de rajadas em amarelo e laranja.

ALERTA NO MAR (costa do Rio, Espirito Santo e Sul da Bahia)

 A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), esclarece que há condições atmosféricas favoráveis à formação de um ciclone com características subtropicais no Oceano Atlântico, a partir da noite deste domingo, dia 25 de outubro, sobre a área marítima DELTA (adjacente ao norte do estado do Rio de Janeiro, ao Espírito Santo e ao sul da Bahia). 

As condições de tempo severo estão sendo previstas, preliminarmente, por modelos numéricos globais e há a possibilidade de ocorrência de ventos sustentados sobre o mar de até 35 nós (aproximadamente 65 km/h) com rajadas, entre a noite deste domingo, segunda terça-feira. O mar também poderá ficar agitado, com ondas, em alto-mar, com alturas previstas de até 4,0 metros.

A convergência de umidade associada à formação da área de baixa pressão sobre o oceano poderá ocasionar chuva intensa, com previsão de acumulados entre 80 mm e 100 mm/dia nos dias 26 e 27 sobre a área marítima mencionada e o litoral adjacente.

Os CHM, o INMET, o CPTEC e o CIMAER manterão o acompanhamento da evolução deste cenário, para o início da próxima semana, e emitirão os avisos necessários aos navegantes e à população em geral.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet para o sistema Android, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio. (Mais informações AQUI. )

MAPA-1.jpg

Novo ciclone subtropical se forma na costa do Brasil (Climatempo)

A formação de um sistema de baixa pressão que deve originar um ciclone subtropical vai manter as condições favoráveis a formação de nuvens muito carregadas sobre Minas Gerais, Espírito Santo, Rio De Janeiro, Bahia, Goiás e o Tocantins. A chuva ocorre a qualquer hora do dia e há risco para temporais nestas áreas.

Os maiores volumes de chuva estão sendo previstos para o estado do Espírito Santo e centro-leste de Minas Gerais, onde a chuva ocorre com maior persistência ao longo do período. O acumulado de chuva varia entre 80 e 150 mm. Nestas regiões o risco para deslizamentos, enxurradas e transbordamentos de rios e córregos permanece elevado até a madrugada de segunda-feira.

WhatsApp Image 2020-10-24 at 12.38.58.

Previsão de chuva acumulada no sistema SMAC da Climatempo desde domingo, 25 de outubro

Nas demais áreas de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Tocantins e em Goiás a chuva não deverá acumular volumes tão elevados, mas os temporais também podem provocar transtornos à população, como alagamentos e transbordamentos. As áreas do estado do Rio de Janeiro com maior risco para tempo severo são o Grande Rio, Região Serrana, Lagos e Norte fluminense.

A partir da tarde de domingo e durante a segunda-feira rajadas de vento moderadas a fortes (entre 50 e 80 km/h), associadas à formação/presença do ciclone subtropical, ocorrem no litoral do Espírito Santo e no litoral norte e Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O vento forte e persistente sobre o oceano deverá provocar agitação marítima e não se descarta o risco para ressaca entre Arraial do Cabo (RJ) e Regência (ES) a partir da noite deste domingo.

WhatsApp Image 2020-10-24 at 12.39.28.

Previsão de chuva acumulada no sistema SMAC da Climatempo para segunda-feira, 26 de outubro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
INMET/Climatempo/Estadão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário