Inmet mantém alerta laranja para tempestade no Paraná, Centro-Oeste e áreas do Matopiba

Publicado em 18/11/2020 09:47 e atualizado em 18/11/2020 11:16
Quarta-feira (18) começou com chuvas e tendência é de aumento dos volumes e avanço do sistema nas próximas 24 horas

A quarta-feira (18) amanheceu com chuvas em boa parte do Paraná, leste de Santa Catarina e áreas do Mato Grosso do Sul, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência para as próximas 24 horas é de continuidade das chuvas e de avanço dos sistemas para outras áreas do Brasil. 

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a chuva é resultado de uma rápida frente fria que passou pelo Rio Grande do Sul e agora está em atuação nos outros dois estados da região. No Paraná, até as 10h30 (horário de Brasília), as estações meteorológicas do Inmet registravam acumulados acima de 20 mm.

>>> Molion descarta La Niña, fala de restabelecimento das chuvas no final de novembro e alerta para veranicos entre jan e fev

"As imagens mostram que já está chovendo, reflexo dessa frente e vamos poder observar condição de chuvas em várias outras partes do país nos próximos dias. Exceção para o Rio Grande do Sul, onde o sistema passou rápido e a tendência agora é de massa de ar seco e temperaturas mais amenas", afirma a meteorologista. 

Falando em volumes, para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet indica precipitação entre 40 e 60 mm para a região central do Paraná e chuvas entre 20 e 30 mm nas demais áreas do estado. Os volumes previstos para o Mato Grosso do Sul também chamam atenção. De acordo com o Inmet, todo o estado deve receber chuvas significativas, com destaque para o centro-sul onde os volumes podem ficar entre 40 e 60 mm. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 24 horas: 

A tendência é de chuvas intensas nos dois estados e o Inmet mantém o alerta laranja para o centro-sul do Mato Grosso do sul e toda área do Paraná, válido até as 23h desta quarta-feira. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o comunicado. 

O modelo mostra também o avanço do sistema para São Paulo, com precipitação entre 20 e 40 mm, com destaque para o oeste do estado que deve receber os maiores volumes. Ainda no Sudeste, o modelo também mostra chance de chuvas para o sul de Minas Gerais - entre 20 e 30 mm, além de previsão de precipitação semelhante para áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

O Cosmo também sinaliza chuva para as demais áreas do Centro-Oeste, mostrando a umidade do Amazonas que começa a chegar com mais força na região. No Mato Grosso, apesar do modelo indicar chuva para todo o estado, os maiores volumes são esperados para a área norte, com precipitação de até 30 mm. Também há condição de chuvas para Goiás, porém com volumes mais baixos. 

O Inmet emitiu alerta laranja de tempestade válido também para o Mato Grosso e Tocantins. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma. 

A umidade também volta com mais abrangência para os estados do Matopiba. Durante esta quarta-feira (18), há previsão de chuvas para os quatro estados, com precipitação entre 20 e 30 mm em toda área. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 


Municipio de Sidrolandia/MS Foto: Miguel​


Lucas Biasi, do nosso departamento de Pecuária, encerrando mais um dia de trabalho​


Água Santa/RS Foto: Alexandro Rodigheri​

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)